Aula sobre Sifilis

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida através de relações sexuais desprotegidas, contato com sangue contaminado ou da mãe para o feto durante a gestação. A sífilis pode ser tratada com antibióticos, mas se não for tratada, pode causar danos graves ao corpo, incluindo cegueira, paralisia e até mesmo a morte. É importante que os estudantes saibam como identificar os sintomas, como se prevenir e como tratar a sífilis. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia Design Sprint para que os alunos criem um template de 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de sífilis e suas principais características. Explique os modos de transmissão, sintomas e tratamento. Incentive os alunos a fazerem perguntas e a tirarem dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos e peça que eles criem um mapa mental com informações sobre a sífilis. Eles podem usar palavras-chave, desenhos ou imagens para representar as informações.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher as informações mais importantes do mind map e apresentá-las para a turma. Em seguida, a turma deve escolher as informações mais relevantes e discutir sobre elas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve criar um cartaz, folheto ou outra forma de material informativo sobre a sífilis. Eles devem usar as informações selecionadas na etapa anterior e criar um material atrativo e informativo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus materiais informativos para a turma. Em seguida, a turma deve avaliar e dar feedback sobre os materiais criados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST, com ênfase na sífilis.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de criação de materiais informativos.
  • Estimular a comunicação e a expressão oral dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação e feedback.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas do projeto.
  • Qualidade e relevância das informações apresentadas.
  • Criatividade e efetividade do material informativo criado.
  • Capacidade de avaliação e feedback.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de sífilis e suas principais características.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação de materiais informativos.
  • Dar feedback construtivo aos alunos sobre seus trabalhos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do projeto.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Criar um material informativo atrativo e efetivo.
  • Avaliar e dar feedback sobre os trabalhos dos colegas.