Aula sobre Sifilis

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida através do contato sexual com uma pessoa infectada ou da mãe infectada para o feto durante a gestação. A Sífilis pode ser dividida em três estágios: Sífilis primária, Sífilis secundária e Sífilis terciária. É importante que os alunos entendam os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da doença para que possam discutir estratégias e métodos de prevenção. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a Sífilis e como ela é transmitida. Utilize imagens ou vídeos para ilustrar os principais sintomas da doença.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e deverão discutir sobre os modos de transmissão e os sintomas da Sífilis. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará o seu template para a turma e o professor fará uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre eles.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Divida a turma em dois grupos e cada grupo terá que defender um argumento sobre a Sífilis. O grupo A defenderá que a prevenção é a melhor forma de combater a doença, enquanto o grupo B defenderá que o tratamento é a melhor forma de combater a doença. Os alunos deverão utilizar os templates criados anteriormente para embasar seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância de discutir sobre a Sífilis e outras DSTs, enfatizando a importância da prevenção e do tratamento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da Sífilis.
  • Discutir estratégias e métodos de prevenção da Sífilis.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
  • Utilização correta dos templates de avaliação por rúbrica.
  • Apresentação clara e objetiva dos argumentos durante o debate crítico.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva sobre o tema da aula.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos templates de avaliação por rúbrica.
  • Mediar o debate crítico entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar templates de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema.
  • Defender argumentos claros e objetivos durante o debate crítico.