Aula sobre Sifilis
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida através do contato sexual com uma pessoa infectada ou da mãe infectada para o feto durante a gestação. A Sífilis pode ser dividida em três estágios: Sífilis primária, Sífilis secundária e Sífilis terciária. É importante que os alunos entendam os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da doença para que possam discutir estratégias e métodos de prevenção. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é a Sífilis e como ela é transmitida. Utilize imagens ou vídeos para ilustrar os principais sintomas da doença.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e deverão discutir sobre os modos de transmissão e os sintomas da Sífilis. Cada grupo deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema.Etapa 3 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará o seu template para a turma e o professor fará uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre eles.Etapa 4 - Debate crítico
Divida a turma em dois grupos e cada grupo terá que defender um argumento sobre a Sífilis. O grupo A defenderá que a prevenção é a melhor forma de combater a doença, enquanto o grupo B defenderá que o tratamento é a melhor forma de combater a doença. Os alunos deverão utilizar os templates criados anteriormente para embasar seus argumentos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a importância de discutir sobre a Sífilis e outras DSTs, enfatizando a importância da prevenção e do tratamento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da Sífilis.
- Discutir estratégias e métodos de prevenção da Sífilis.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e defesa de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nos debates e discussões em grupo.
- Utilização correta dos templates de avaliação por rúbrica.
- Apresentação clara e objetiva dos argumentos durante o debate crítico.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva sobre o tema da aula.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação dos templates de avaliação por rúbrica.
- Mediar o debate crítico entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar templates de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada subtema.
- Defender argumentos claros e objetivos durante o debate crítico.