Aula sobre Sifilis

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser adquirida através do contato sexual com uma pessoa infectada ou da mãe para o feto durante a gravidez. A Sífilis pode ser facilmente tratada com antibióticos, mas se não for tratada, pode causar graves danos ao corpo, incluindo danos cerebrais, cegueira e até a morte. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento da Sífilis, bem como discutir estratégias e métodos de prevenção. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, que permitirá que os alunos aprendam de forma ativa e envolvente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma revisão rápida sobre as DSTs e sua importância. Os alunos também serão informados sobre as estações que irão participar durante a aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a Sífilis e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo apresentado.

    Perguntas:

    Quem está em risco de contrair a sífilis?

    Como ela é diagnosticada?

    Qual o seu prognóstico?


  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos irão ler um texto informativo sobre os principais sintomas da Sífilis e realizar uma atividade de palavras cruzadas relacionada ao tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos irão pesquisar sobre os métodos de prevenção da Sífilis e criar um cartaz informativo para conscientizar outras pessoas sobre a importância da prevenção.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir o que aprenderam nas estações e compartilhar suas criações. Oriente a discussão e esclareça quaisquer dúvidas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam durante a aula e escrever em um papel o que acharam mais importante.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância da prevenção das DSTs e incentivando os alunos a compartilharem o que aprenderam com outras pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a aprendizagem ativa e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do cartaz informativo criado pelos alunos na estação 3.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar e supervisionar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedback individual sobre a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação.
  • Colaborar com os colegas nas discussões em grupo.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido durante a aula.