Simetria de figuras
Essa aula de Matemática é sobre simetria de figuras. Bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
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1. Questão de múltipla escolha:
Atividade completaSelecione a alternativa com os eixos de simetria traçados nas figuras:
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Gamificação:
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras no plano cartesiano, reconhecendo e representando o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre simetria de figuras.Atividade completa4. Design Sprint:
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do nosso cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras no plano cartesiano, reconhecendo e representando o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que irá estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.Atividade completa5. Estudo de Caso:
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na arte, na arquitetura e na natureza. Na matemática, a simetria é a propriedade que uma figura tem de ser igual a si mesma após uma transformação. Nesta aula, vamos trabalhar a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema para apresentar, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.Atividade completa6. Design Thinking:
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor como as pessoas pensam e sentem em relação à simetria.Atividade completa7. Rotação por estações:
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. Por exemplo, as asas de uma borboleta são simétricas, assim como a fachada de um prédio. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras planas e como representá-las no plano cartesiano. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
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