Aula sobre Simetria De Figuras

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor como as pessoas pensam e sentem em relação à simetria.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é simetria, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor como as pessoas pensam e sentem em relação à simetria.

  3. Etapa 3 - Identificação de figuras simétricas

    Os alunos devem identificar figuras simétricas em revistas, jornais ou livros, recortá-las e colá-las em uma folha de papel. Em seguida, devem identificar o eixo de simetria de cada figura.

  4. Etapa 4 - Representação de figuras simétricas no plano cartesiano

    Os alunos devem representar figuras simétricas no plano cartesiano, utilizando o eixo de simetria como referência. Explique como fazer a representação e dê exemplos práticos.

  5. Etapa 5 - Criação de figuras simétricas

    Os alunos devem criar suas próprias figuras simétricas, utilizando o eixo de simetria como referência. Eles podem desenhar as figuras em uma folha de papel ou utilizar materiais como massinha de modelar ou palitos de sorvete.

  6. Etapa 6 - Apresentação das figuras criadas

    Os alunos devem apresentar as figuras criadas para a turma, explicando como foi o processo de criação e qual é o eixo de simetria de cada figura.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a aula

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como a metodologia Design Thinking ajudou no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar figuras simétricas no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de figuras simétricas.
  • Desenvolver a empatia dos alunos, entendendo como as pessoas pensam e sentem em relação à simetria.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do eixo de simetria das figuras apresentadas.
  • Representação correta das figuras simétricas no plano cartesiano.
  • Criatividade na criação de figuras simétricas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Dar exemplos práticos e didáticos sobre a representação de figuras simétricas no plano cartesiano.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Identificar figuras simétricas em revistas, jornais ou livros.
  • Criar suas próprias figuras simétricas, utilizando o eixo de simetria como referência.