Aula sobre Simetria De Figuras

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do conhecimento, como na arte, na arquitetura e na natureza. Na matemática, a simetria é a propriedade que uma figura tem de ser igual a si mesma após uma transformação. Nesta aula, vamos trabalhar a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso. Os alunos serão divididos em grupos e irão escolher um tema para apresentar, identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é simetria de figuras em relação aos eixos e à origem. Em seguida, divida a turma em grupos e explique a metodologia Estudo de Caso.

  2. Etapa 2 - Escolha do tema

    Os alunos devem escolher um tema para apresentar e definir a temática da pesquisa.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar informações sobre o tema escolhido.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar as informações coletadas e identificar o que causa o problema relacionado ao tema escolhido. Também devem discutir se é possível evitar e como.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os alunos devem propor soluções para o problema identificado e discutir o que o grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação.

  7. Etapa 7 - Criação do infográfico

    Os alunos devem criar um infográfico (preenchimento das 8 lacunas) que poderá ser distribuído na comunidade, utilizando um template de infográfico que será fornecido por você. Avalie conforme os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos alunos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas pelos alunos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso e orientar os alunos durante a atividade.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para apresentar e definir a temática da pesquisa.
  • Realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar informações sobre o tema escolhido.
  • Analisar as informações coletadas e identificar o que causa o problema relacionado ao tema escolhido.
  • Propor soluções para o problema identificado e discutir o que o grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação.
  • Criar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, utilizando um template de infográfico que será fornecido pelo professor.