Aula sobre Simetria De Figuras
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de simetria e suas aplicações no cotidiano. Em seguida, explique como a aula será desenvolvida e como os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem assistir a um vídeo sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem. O vídeo deve ser disponibilizado previamente por você.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o vídeo assistido e elaborar perguntas sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma pergunta para apresentar para a turma.Etapa 4 - Apresentação das perguntas
Cada grupo deve apresentar sua pergunta para a turma e você deve responder.Etapa 5 - Exercícios práticos
Os alunos devem realizar exercícios práticos sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem. Disponibilize figuras para que os alunos possam identificar os eixos de simetria e realizar as reflexões.Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 7 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas do template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Realização correta dos exercícios práticos.
- Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentação das respostas.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de simetria e suas aplicações no cotidiano.
- Disponibilizar o vídeo sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Realizar corretamente os exercícios práticos.