Aula sobre Simetria De Figuras

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A simetria é um conceito matemático que pode ser encontrado em diversas áreas do cotidiano, como na natureza, na arte e na arquitetura. A simetria é a correspondência exata de uma figura em relação a um eixo, um ponto ou um plano. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a simetria de figuras em relação aos eixos e à origem, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de simetria e suas aplicações no cotidiano. Em seguida, explique como a aula será desenvolvida e como os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem. O vídeo deve ser disponibilizado previamente por você.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir o vídeo assistido e elaborar perguntas sobre o tema. Cada grupo deve escolher uma pergunta para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação das perguntas

    Cada grupo deve apresentar sua pergunta para a turma e você deve responder.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos devem realizar exercícios práticos sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem. Disponibilize figuras para que os alunos possam identificar os eixos de simetria e realizar as reflexões.

  6. Etapa 6 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas do template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Realização correta dos exercícios práticos.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentação das respostas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de simetria e suas aplicações no cotidiano.
  • Disponibilizar o vídeo sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre simetria de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar corretamente os exercícios práticos.