Aula sobre Simple Past Passado Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta prática, os alunos irão aprender sobre o Simple Past (Passado Simples), tempo verbal utilizado no inglês para expressar ações concluídas no passado. Aprenderão também sobre verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.

  1. Etapa 1 - Engajamento

    Professor, inicie a atividade fazendo algumas perguntas aos alunos sobre situações que ocorreram no passado, como: "What did you do yesterday?" (O que você fez ontem?), "What did you eat for lunch last week?" (O que você comeu no almoço na semana passada?). O objetivo é engajar os alunos e introduzir o tema da aula.

  2. Etapa 2 - Desenvolvimento

    Apresente a estrutura do Simple Past e dê exemplos de verbos regulares e irregulares. Em seguida, divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos.

  3. Etapa 3 - Proposição

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, com os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Investigação

    Os grupos irão pesquisar e escolher um tema para apresentar usando o Simple Past, como uma viagem, uma experiência no passado, um evento histórico, entre outros. Devem incluir verbos regulares e irregulares no passado, preposições de tempo e conectores.

  5. Etapa 5 - Criação

    Os grupos irão criar um roteiro para apresentação oral, se baseando no template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua produção, seguida da avaliação pelos colegas utilizando o template criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a dinâmica fazendo um feedback geral com base nos critérios de avaliação e destacando os principais pontos abordados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores;
  • Desenvolver habilidades em trabalhar em equipe, apresentação oral e avaliação por pares;
  • Estimular a criatividade e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar a estrutura do Simple Past e exemplos de verbos regulares e irregulares;
  • Dividir a turma em grupos de 3 ou 4 alunos;
  • Propor a criação do template de avaliação por pares;
  • Orientar os grupos durante a criação do roteiro;
  • Fazer feedback geral no final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula;
  • Pesquisar e escolher um tema para apresentação;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Criar o roteiro para apresentação oral;
  • Avaliar as produções dos colegas utilizando o template criado na etapa 3.