Aula sobre Simple Past Passado Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O passado simples é um tempo verbal utilizado para descrever ações que ocorreram em um momento específico no passado.

É um tempo verbal muito importante no aprendizado do Inglês, pois permite que os alunos se comuniquem de forma mais clara e precisa sobre eventos passados.

Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual eles criarão um mapa conceitual sobre o passado simples.

Eles vão aprender a construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do passado simples e contextualizar sua importância na comunicação em Inglês.

    Dê exemplos simples de frases no passado simples e pergunte aos alunos sobre suas experiências passadas.


  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na atividade. Enfatize que os alunos irão trabalhar juntos para construir um mapa conceitual sobre o passado simples.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão trabalhar em duplas para criar um mapa conceitual sobre o passado simples. Cada mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma.

    Incentive a fala de todos, fazendo perguntas e solicitando exemplos práticos sobre o tema.


  5. Etapa 5 - Prática de escrita

    Agora, os alunos irão praticar a escrita de frases no passado simples.

    Forneça uma lista de verbos regulares e irregulares para ajudar os alunos a construir suas frases.


  6. Etapa 6 - Revisão e feedback

    Revise os mapas conceituais e as frases escritas pelos alunos, fornecendo feedback e tirando dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a praticarem o passado simples em suas atividades diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado).
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros) no passado simples.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do passado simples em frases escritas.
  • Construção de um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participação ativa na aula e colaboração com o parceiro.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do passado simples e contextualizar sua importância na comunicação em Inglês.
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na atividade.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Fornecer feedback e revisar os trabalhos dos alunos.
  • Incentivar a participação de todos, fazendo perguntas e solicitando exemplos práticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em pares para criar um mapa conceitual sobre o passado simples.
  • Praticar a escrita de frases no passado simples.
  • Participar ativamente da aula e colaborar com o parceiro.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Tirar dúvidas com o professor e participar da revisão e feedback.