Aula sobre Simple Past Passado Simples
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
É um tempo verbal muito importante no aprendizado do Inglês, pois permite que os alunos se comuniquem de forma mais clara e precisa sobre eventos passados.
Nesta atividade, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual eles criarão um mapa conceitual sobre o passado simples.
Eles vão aprender a construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema do passado simples e contextualizar sua importância na comunicação em Inglês.Dê exemplos simples de frases no passado simples e pergunte aos alunos sobre suas experiências passadas.
Etapa 2 - Explicação da metodologia
Explique a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na atividade. Enfatize que os alunos irão trabalhar juntos para construir um mapa conceitual sobre o passado simples.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão trabalhar em duplas para criar um mapa conceitual sobre o passado simples. Cada mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma.Incentive a fala de todos, fazendo perguntas e solicitando exemplos práticos sobre o tema.
Etapa 5 - Prática de escrita
Agora, os alunos irão praticar a escrita de frases no passado simples.Forneça uma lista de verbos regulares e irregulares para ajudar os alunos a construir suas frases.
Etapa 6 - Revisão e feedback
Revise os mapas conceituais e as frases escritas pelos alunos, fornecendo feedback e tirando dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a praticarem o passado simples em suas atividades diárias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado).
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros) no passado simples.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Critérios de avaliação
- Utilização correta do passado simples em frases escritas.
- Construção de um mapa conceitual com ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participação ativa na aula e colaboração com o parceiro.
Ações do professor
- Introduzir o tema do passado simples e contextualizar sua importância na comunicação em Inglês.
- Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na atividade.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
- Fornecer feedback e revisar os trabalhos dos alunos.
- Incentivar a participação de todos, fazendo perguntas e solicitando exemplos práticos sobre o tema.
Ações do aluno
- Trabalhar em pares para criar um mapa conceitual sobre o passado simples.
- Praticar a escrita de frases no passado simples.
- Participar ativamente da aula e colaborar com o parceiro.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Tirar dúvidas com o professor e participar da revisão e feedback.