Aula sobre Simple Past Passado Simples
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
É um tempo muito utilizado na língua inglesa e é fundamental para a compreensão de textos e conversas em Inglês.
Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker para que os alunos possam desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares (formas no passado), preposições de tempo (in, on, at) e conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros). Para isso, os alunos criarão um fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e contextualizando-o dentro das situações cotidianas.Em seguida, apresente um vídeo curto sobre o Simple Past e suas regras básicas.
Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.
Etapa 2 - Prática
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um conjunto de verbos no infinitivo para serem conjugados no Simple Past.Eles deverão trabalhar em conjunto para identificar quais verbos são regulares e irregulares e, em seguida, conjugar os verbos no passado.
Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
Etapa 3 - Criação do fanzine
Os alunos, ainda em grupos, receberão uma folha A4 dividida em 8 partes e deverão criar um fanzine sobre o tema "Simple Past".Cada parte do fanzine deverá abordar um subtópico específico, como verbos regulares, verbos irregulares, preposições de tempo e conectores.
Forneça exemplos e orientações sobre como organizar as informações e imagens no fanzine.
Etapa 4 - Apresentação dos fanzines
Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma e explicará como organizou as informações nos subtópicos. Os outros alunos devem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o conteúdo apresentado.Etapa 5 - Reflexão e conclusão
Conduza uma reflexão sobre a atividade e como ela ajudou os alunos a desenvolverem a habilidade de construir repertório lexical relativo ao Simple Past.Os alunos também poderão compartilhar suas opiniões sobre a atividade e o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório lexical relativo ao Simple Past.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Proporcionar uma aula dinâmica e envolvente, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker.
Critérios de avaliação
- Correção gramatical dos verbos conjugados no Simple Past.
- Organização e clareza das informações apresentadas do fanzine.
- Uso correto dos conectores e preposições de tempo.
- Participação e colaboração do grupo durante a atividade.
- Capacidade de apresentar e explicar as informações para a turma.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
- Fornecer orientações e exemplos sobre como organizar as informações no fanzine.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
- Conduzir a reflexão sobre a atividade e o que foi aprendido.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para conjugar verbos no Simple Past.
- Criar um fanzine sobre o tema, dividida em 8 partes.
- Apresentar a fanzine para a turma e explicar as informações nos subtópicos.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o conteúdo apresentado.
- Refletir sobre a atividade e o que foi aprendido.