Aula sobre Simple Past Passado Simples

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Simple Past é um dos tempos verbais em inglês que expressam ações passadas. É importante que os alunos tenham domínio dessa estrutura de frases, uma vez que elas são muito comuns em textos. Neste guia, vamos aprender e praticar como construir frases no Simple Past, utilizando verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, inicie a dinâmica com uma conversa com os alunos sobre experiências que tiveram no passado, como uma viagem de férias, um evento esportivo, uma festa de aniversário, etc. O objetivo é que os alunos utilizem verbos no passado e que pratiquem a conjugação verbal. Em seguida, apresente alguns exemplos de frases no Simple Past, utilizando diferentes verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores. Os alunos deverão registrar essas informações no caderno.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos de três alunos. Cada grupo receberá uma folha e um conjunto de palavras para montar frases no Simple Past, incluindo verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores. Os alunos devem esboçar as frases com as palavras fornecidas, utilizando a gramática aprendida até agora. Circule pelos grupos para esclarecer dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher um conjunto de frases elaborada na etapa anterior para desenvolver uma pequena história no tempo passado. O objetivo é criar um cartaz com a história e imagens que ilustrem os acontecimentos. Os alunos deverão decidir qual a melhor forma de distribuir as tarefas entre o grupo para realizar o projeto. Oriente os alunos para atribuírem funções aos integrantes do grupo de forma que todos participem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com as funções definidas, os alunos iniciarão a confecção do cartaz. Se possível, forneça materiais como pincéis, tintas, papel cartão, etc. Os alunos deverão desenvolver a história utilizando os verbos no Simple Past, preposições de tempo e conectores.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará o seu cartaz para a turma. Peça que os alunos leiam a história em voz alta e que justifiquem a escolha das frases e das ilustrações. O objetivo é que os alunos pratiquem a fala em inglês, utilizando a gramática aprendida. Avalie a apresentação de cada grupo, fornecendo feedbacks e corrigindo possíveis erros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir repertório lexical relacionado a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos, favorecendo a aprendizagem colaborativa.
  • Estimular a criatividade e a produção oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da gramática estudada.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Criatividade na elaboração do cartaz.
  • Pronúncia correta.
  • Clareza na exposição das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar os exemplos de frases no Simple Past.
  • Circular pelos grupos auxiliando na elaboração das frases e da história.
  • Orientar para que os grupos distribuam as funções entre os participantes.
  • Fornecer feedbacks e corrigir possíveis erros durante as apresentações.
  • Estimular a produção oral.

Ações do aluno

  • Registar as informações apresentadas.
  • Elaborar as frases com as palavras fornecidas.
  • Escolher a pequena história no tempo passado.
  • Distribuir as funções em seu grupo.
  • Desenvolver o cartaz com as imagens.