Aula sobre Simple Past Passado Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, para contextualizar o assunto, você pode falar sobre a importância de conhecer o passado simples para a comunicação em inglês. É uma estrutura muito utilizada em textos literários e na comunicação do dia a dia em inglês. O passado simples é a forma verbal que indica uma ação que aconteceu no passado e já terminou. Para isso, é importante que os alunos conheçam os verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.

Exemplo:

Você pode trazer exemplos de situações reais como: What did you do yesterday? They went to the beach last weekend. Mary studied English for 3 hours yesterday.


  1. Etapa 1 - Estação Verbos regulares e irregulares

    Professor, monte cartões com os verbos regulares e irregulares no passado. Os alunos deverão, em grupos, separar os cartões entre regulares e irregulares e em seguida, escrever três frases afirmativas em passado simples com os verbos escolhidos.


  2. Etapa 2 - Estação Conectores

    Você pode distribuir um texto com alguns conectores em inglês. Os alunos deverão ler o texto e destacar os conectores. Em seguida, devem reescrever o texto trocando ou acrescentando novos conectores.


  3. Etapa 3 - Estação: Preposições de tempo

    Monte cartões com as preposições de tempo e algumas frases escritas em inglês que contenham essas preposições. Os alunos deverão, em grupos, ordenar as frases segundo o tempo correto.


  4. Etapa 4 - Estação Atividade prática

    Nessa estação, os alunos farão uma atividade prática de compreensão de texto. Você pode distribuir um texto e fazer perguntas sobre o texto em inglês.


  5. Etapa 5 - Estação Jogo de tabuleiro

    Para essa estação, monte um jogo de tabuleiro com perguntas referentes ao passado simples. Os alunos deverão jogar em grupo e responder às perguntas em inglês.


  6. Etapa 6 - Estação Revisão

    Prepare uma revisão com as atividades já realizadas anteriormente. Os alunos deverão responder às atividades em uma folha e corrigir as atividades em grupo.


  7. Etapa 7 - Estação Dinâmica dos 3Qs

    Nessa estação, os alunos deverão preencher a Dinâmica dos 3Qs, respondendo as seguintes perguntas: "Que bom?", "Que pena?" e "Que tal?". Essa dinâmica servirá como uma ferramenta de avaliação do estudante para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral em inglês.
  • Estimular a colaboração e a interação entre os alunos.
  • Reconhecer e produzir o tempo verbal “simple past”.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na rotação por estações.
  • Habilidade para identificar os verbos regulares e irregulares.
  • Habilidade para utilizar os conectores e preposições de tempo.
  • Compreensão de texto em inglês.
  • Habilidade para se comunicar em inglês.

Ações do professor

  • Organizar as estações conforme os objetivos da aula.
  • Fornecer o material necessário para as atividades.
  • Monitorar o trabalho dos alunos em cada estação.
  • Fazer a revisão das atividades realizadas pelos alunos.
  • Incentivar a participação e colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo nas atividades propostas.
  • Identificar e separar os verbos regulares e irregulares em inglês.
  • Utilizar os conectores e preposições de tempo de forma correta.
  • Ler e compreender o texto em inglês.
  • Participar ativamente na Dinâmica dos 3Qs.