Aula sobre Simple Past Passado Simples
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O _Simple Past_ é fundamental para o estudo da língua inglesa, já que é um tempo verbal muito utilizado em conversas e textos em inglês. Ao dominá-lo, os alunos serão capazes de contar histórias, descrever eventos passados e falar sobre suas próprias experiências.
Etapa 1 - Engajamento
Professor, inicie a dinâmica fazendo uma roda de conversa com os alunos sobre situações em suas vidas que aconteceram no passado. Peça para contarem histórias de forma oral, enfatizando os verbos no passado. Anote no quadro os verbos e faça a correção em conjunto.Etapa 2 - Exposição do conteúdo
Explique sobre o Simple Past, conceituando o verbo regular e o irregular, preposições de tempo e conectores. Utilize exemplos práticos e ilustrações para melhor compreensão dos alunos.Etapa 3 - Atividade de pré-mapeamento
Peça para que os alunos escrevam no topo de uma folha de papel a ideia central, no caso "Simple Past". Em seguida, peça para pensarem em 8 sub-ideias a partir da ideia central.Etapa 4 - Pesquisa individual
Cada aluno deve escolher uma sub-ideia e pesquisar mais sobre ela. A pesquisa deve ser realizada utilizando dicionários e/ou materiais didáticos.Etapa 5 - Ação em grupo
Divida os alunos em grupos e solicite que cada grupo junte as informações das pesquisas individuais e elabore um mapa conceitual com 8 sub-ideias e 2 níveis de profundidade. Os grupos devem usar cartolina ou folhas de papel grande, canetas coloridas e outros materiais analógicos que forem necessários.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia principal. Você pode corrigir e fazer observações e sugestões.Etapa 7 - Fechamento e avaliação
Retome as ideias centrais abordadas na aula e peça para que os alunos escrevam um pequeno texto sobre um evento que aconteceu em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidade em construir repertório lexical relativo a verbos regulares e irregulares, preposições de tempo e conectores.
- Melhorar a capacidade de pesquisa individual e em grupo.
- Reforçar a oralidade e a escrita em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na roda de conversa.
- Participação na elaboração do mapa conceitual.
- Correção na escrita das palavras no passado.
- Entrega do texto relacionado ao tema.
- Capacidade de organização das informações no mapa conceitual.
Ações do professor
- Conduzir a roda de conversa e explicar o conteúdo teórico.
- Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Corrigir e avaliar as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente da roda de conversa.
- Realizar a pesquisa individual.
- Elaborar o mapa conceitual em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Escrever o texto.