Aula sobre Simple Present Interrogativa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Esta atividade trabalhará o uso do Simple Present na forma interrogativa para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. Com esta metodologia, os alunos terão a oportunidade de participar ativamente da aula, ganhando confiança em suas habilidades de comunicação em inglês. O objetivo final é que eles consigam produzir frases no Simple Present na forma interrogativa de forma adequada e compreendam a importância desse tempo verbal na comunicação em inglês.
Exemplo prático: "What time do you wake up?" (Que horas você acorda?)
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve apresentação sobre o tema e explique como a metodologia Aprendizagem Entre Pares será aplicada, deixando claro que os alunos serão responsáveis pela avaliação um do outro, e entregando o template de avaliação. Em seguida, faça uma revisão sobre a forma afirmativa do Simple Present.Exemplo prático: "I wake up at 6am every day."
Etapa 2 - Prática
Os alunos formarão grupos de três e, juntos, criarão frases interrogativas no Simple Present, considerando sua rotina diária. Percorra a sala, incentivando e auxiliando os alunos que apresentarem mais dificuldade, sempre ressaltando a importância da correta aplicação das estruturas frasais.Exemplo prático: "Do you brush your teeth after breakfast?" (Você escova os dentes depois do café da manhã?)
Etapa 3 - Compartilhamento em grupo
Cada grupo apresentará suas frases para a classe e receberá feedback dos demais colegas. Incentive a participação de todos, fomentando o debate e esclarecendo dúvidas.Etapa 4 - Reflexão em grupo
Em grupo, os alunos irão refletir sobre as críticas recebidas e discutir quais foram os pontos positivos e negativos de sua apresentação.Exemplo prático: "Precisamos melhorar nossa forma de comunicação. Ficamos muito nervosos durante a apresentação."
Etapa 5 - Correção em grupo
Com base nas discussões em grupo, os alunos farão as correções necessárias em suas frases, levando em consideração o feedback recebido.Etapa 6 - Aplicação individual
Os alunos deverão criar uma lista pessoal de frases interrogativas sobre suas próprias rotinas diárias, com base nas correções feitas em grupo. Eles deverão aplicar as correções em seu próprio trabalho para apresentar posteriormente.Etapa 7 - Apresentação individual
Cada aluno apresentará suas frases. Forneça feedback individualizado a eles.
Intencionalidades pedagógicas
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativa e criativa.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos em inglês.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o próprio trabalho.
Critérios de avaliação
- Organização e coesão do grupo.
- Construção adequada das frases interrogativas no Simple Present.
- Apresentação clara e comunicativa.
- Desempenho geral e correções realizadas.
Ações do professor
- Incentivar a participação e a cooperação entre os alunos.
- Oferecer suporte aos alunos com mais dificuldade.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para a elaboração das frases interrogativas no Simple Present.
- Apresentar suas frases de forma clara e comunicativa.
- Refletir criticamente sobre o próprio trabalho e sobre o feedback recebido.