Aula sobre Simple Present Interrogativa
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O Simple Present (interrogativa) é uma das estruturas mais importantes na língua inglesa, pois descreve rotinas e hábitos diários que podem ser aplicados em diversas situações do cotidiano. Por exemplo, quando você quer saber se alguém gosta de café, pode perguntar: "Do you like coffee?" (Você gosta de café?). Nesta atividade, os alunos vão trabalhar com essa estrutura do Simple Present (interrogativa) por meio da metodologia ativa Cultura Maker, onde os alunos irão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias."
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema explicando a importância do Simple Present (interrogativa) na língua inglesa e a relevância dele no cotidiano dos alunos. Você pode mostrar exemplos de perguntas simples para identificar rotinas diárias, como "Do you brush your teeth every day?" (Você escova seus dentes todos os dias?).Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 3 - Problema
Peça que os alunos escrevam problemas relacionados com a rotina diária, como "my room is always dirty" (meu quarto está sempre bagunçado). Em seguida, oriente-los sobre como transformar a frase em uma pergunta interrogativa usando o Simple Present (interrogativa), como "Do you always leave your room dirty?" (Você sempre deixa seu quarto bagunçado?).Etapa 4 - Geração de Alternativas
Os grupos devem gerar alternativas de como resolver o problema identificado na etapa anterior. Por exemplo, para a pergunta "Do you always leave your room dirty?" eles podem sugerir opções como: "I will clean my room more often" (Eu vou limpar meu quarto com mais frequência).Etapa 5 - Solução
Os grupos devem escolher a melhor alternativa e apresentar a solução para o problema identificado.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar o diário de bordo que criou, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.Etapa 7 - Prática
Realize uma atividade prática que envolva o Simple Present (interrogativa), como uma simulação de uma conversa entre duas pessoas com perguntas sobre rotinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades linguísticas dos alunos na língua inglesa, especialmente no uso do Simple Present (interrogativa).
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na elaboração de soluções para problemas do cotidiano.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade de criação do diário de bordo.
- Qualidade das perguntas elaboradas pelos alunos.
- Criatividade das alternativas geradas pelos grupos.
- Coerência da solução escolhida pelos grupos.
- Habilidade dos alunos ao usar o Simple Present (interrogativa) na atividade prática.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração das perguntas.
- Estimular a criatividade e novas ideias dos alunos.
- Dar feedback aos alunos sobre o progresso na elaboração dos diários de bordo.
- Mediar a atividade prática, ajudando os alunos a resolver eventuais dúvidas.
- Avaliar as atividades dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade de criação do diário de bordo.
- Elaborar perguntas para identificar problemas de rotina diária.
- Gerar alternativas criativas e inovadoras para resolver os problemas identificados.
- Escolher uma solução coerente, baseada nas alternativas geradas.
- Participar ativamente na atividade prática, simulando uma conversa em inglês sobre rotinas diárias.