Aula sobre Simple Present Interrogativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Simple Present (interrogativa) é um tempo verbal muito utilizado em nosso cotidiano. Ele é encontrado em frases que descrevem rotinas diárias, hábitos e ações que acontecem no presente. Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias, além de aprender a utilizar perguntas no presente simples. Para tornar a atividade mais interessante e envolvente para os estudantes, será utilizado o Design Thinking como metodologia de aprendizagem. Isso permitirá uma abordagem mais criativa e colaborativa, na qual os alunos serão incentivados a pensar fora da caixa e a trabalhar juntos na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie convidando os alunos para uma conversa sobre rotinas diárias. Em seguida, apresente um vídeo curto com exemplos de perguntas no presente simples. Depois disso, explique o objetivo da atividade e apresente o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos trabalham em grupos para criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo escolhe um personagem e elabora o mapa de empatia para ele, utilizando o presente do indicativo para descrever suas rotinas diárias.

  3. Etapa 3 - Prática individual

    Distribua uma folha com perguntas para os alunos responderem individualmente. As perguntas devem usar o presente simples e pedir informações sobre rotinas diárias. Exemplo: What time do you wake up every day? Os alunos respondem às perguntas e, em seguida, fazem um jogo de perguntas e respostas em duplas.

  4. Etapa 4 - Exercício de gramática

    Distribua uma nova folha de exercícios com perguntas sobre o verbo to be e o presente simples. Os alunos devem completar as frases com a forma correta do verbo to be e responder a perguntas com o presente simples. Exemplo: He \_\_\_\_\_\_\_\_ a doctor. (is/are) - What time \_\_\_\_\_\_\_\_ you wake up every day? (do/does)

  5. Etapa 5 - Apresentação final

    Os grupos apresentam seus mapas de empatia para a turma. Guie uma discussão em grupo sobre as rotinas diárias dos personagens e incentiva os alunos a utilizar perguntas no presente simples para fazer mais descobertas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante as atividades em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Orientação para a casa

    Deixe algumas perguntas para os alunos responderem em casa para treinar mais o presente simples e as perguntas no presente simples.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • Estimular a criatividade e colaboração entre os alunos.
  • Conectar o conteúdo com a realidade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer perguntas no presente simples.
  • Reforçar o trabalho em grupo e a capacidade de trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação durante as atividades em sala de aula.
  • Utilização correta do presente do indicativo.
  • Habilidade para fazer perguntas no presente simples.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Criatividade na elaboração do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Guia a aula utilizando o Design Thinking como metodologia.
  • Explora exemplos práticos.
  • Faz perguntas para levar os alunos a analisar e refletir.
  • Estimula a criatividade e a cooperação entre os alunos.
  • Avalia e orienta os alunos.

Ações do aluno

  • Participa ativamente em todas as atividades em sala de aula.
  • Utiliza o presente do indicativo corretamente.
  • Faz perguntas no presente simples.
  • Trabalha colaborativamente em grupo.
  • Demonstra criatividade e pensamento crítico.