Aula sobre Simple Present Interrogativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, os alunos vão trabalhar o tema "Simple Present (interrogativa)". O Simple Present é um tempo verbal importante no inglês, utilizado para falar sobre ações que acontecem de forma frequente no presente. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias." Para tornar a atividade mais interessante e participativa, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para registrar seus avanços e pensamentos ao longo da dinâmica

  1. Etapa 1 - Template Check-in/ Check-out

    Explique o que consiste um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Os alunos devem criar seus próprios templates e responder o campo Check-in com o que sabem sobre Simple Present (forma interrogativa).

  2. Etapa 2 - Aquecimento

    Separe os alunos em duplas e peça para fazerem perguntas sobre suas rotinas diárias, utilizando o presente do indicativo para responder no caderno.

    Exemplo: What time do you wake up? I wake up at 6 am.


  3. Etapa 3 - Estrutura verb to be

    Apresente a estrutura da forma interrogativa no Simple Present utilizando o verbo "to be".

    Exemplo: Am I a student? Are you a teacher?


  4. Etapa 4 - Explicação

    Explique a forma interrogativa no Simple Present utilizando verbos regulares e irregulares.

    Exemplo: Do you study English? Does he play soccer?


  5. Etapa 5 - Exemplos Práticos

    Proponha situações cotidianas para os alunos em duplas e peça que eles construam frases interrogativas utilizando o Simple Present.

    Exemplo: What does your dad do every day? Does he work in an office?


  6. Etapa 6 - Sistematização

    Peça que os alunos preencham o campo Check-out do template de aprendizagem com o que aprenderam sobre Simple Present (interrogativa). Em seguida, faça uma avaliação dos registros de aprendizagem feitos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais participativa e envolvente.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do Simple Present na forma interrogativa.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação e preenchimento do template de registro de aprendizagem.
  • Habilidade de aplicar o conteúdo em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva a estrutura da forma interrogativa no Simple Present.
  • Propor situações cotidianas para a prática da forma interrogativa com verbos regulares e irregulares.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos através da criação do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, respondendo às perguntas e criando as frases interrogativas propostas pelo professor.
  • Dividir-se em grupos e criar seus próprios templates de registro de aprendizagem.
  • Utilizar o template de registro de aprendizagem para registrar seu processo de aprendizagem e pensamentos durante a aula.