Aula sobre Simple Present Interrogativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o Simple Present (interrogativa) e como utilizá-lo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias. O uso do presente simples é muito comum em nosso cotidiano, visto que utilizamos este tempo verbal para nos comunicarmos sobre atividades rotineiras, hábitos, fatos e situações duradouras. Será uma dinâmica prática com a metodologia de Rotação por Estações, que é uma maneira de envolver todos os alunos em diferentes atividades, promovendo autonomia e interação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de Simple Present e faça uma revisão do verbo "to be" e suas formas interrogativas.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos irão se deslocar de estação em estação por um tempo determinado.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1: Frases

    Na primeira estação, os alunos irão ler um texto sobre a rotina de uma pessoa e a partir disso deverão criar frases interrogativas relacionadas a atividades cotidianas.

    Exemplo: Do you go to school every day? Do you clean your house?

    Estação 2: Diálogo

    Na segunda estação, os alunos irão trabalhar em pequenos grupos para criar um diálogo baseado em suas rotinas diárias. Eles podem usar uma estrutura modelo para criarem e responderem às perguntas.

    Exemplo:

    A: What time do you wake up?

    B: I wake up at 7 AM on weekdays.

    Estação 3: Imagens

    Na terceira estação, os alunos irão realizar uma atividade prática de reconhecimento de imagens. Apresente imagens com pessoas realizando diferentes atividades e os alunos devem identificar a atividade e escrever sua respectiva frase interrogativa.

    Exemplo:

    Imagem de um homem correndo no parque. Frase interrogativa: Is the man jogging in the park?


  4. Etapa 4 - Discussão

    Após completar todas as estações, os alunos irão se reunir novamente em sala de aula e cada grupo compartilhará suas atividades.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Revise o conceito de Simple Present (interrogativa) e suas formas de uso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a interação e a autonomia entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
  • Estimular a criatividade e a prática oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização correta do Simple Present (interrogativa) nas atividades.
  • Elaboração de frases criativas e coerentes.
  • Identificação correta das atividades nas imagens apresentadas.
  • Compartilhamento das atividades realizadas em grupo.

Ações do professor

  • Planejar e executar as atividades propostas de forma criativa e interativa.
  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e autonomia dos alunos.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.
  • Revisar o conteúdo e conceitos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar corretamente o Simple Present (interrogativa) nas atividades.
  • Desenvolver a criatividade nas atividades.
  • Compartilhar as atividades realizadas em grupo.
  • Colaborar e interagir com os colegas durante as atividades.