Aula sobre Simple Present Interrogativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o conceito de Simple Present e faça uma revisão do verbo "to be" e suas formas interrogativas.Etapa 2 - Divisão de Grupos
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos irão se deslocar de estação em estação por um tempo determinado.Etapa 3 - Estações
Estação 1: FrasesNa primeira estação, os alunos irão ler um texto sobre a rotina de uma pessoa e a partir disso deverão criar frases interrogativas relacionadas a atividades cotidianas.
Exemplo: Do you go to school every day? Do you clean your house?
Estação 2: Diálogo
Na segunda estação, os alunos irão trabalhar em pequenos grupos para criar um diálogo baseado em suas rotinas diárias. Eles podem usar uma estrutura modelo para criarem e responderem às perguntas.
Exemplo:
A: What time do you wake up?
B: I wake up at 7 AM on weekdays.
Estação 3: Imagens
Na terceira estação, os alunos irão realizar uma atividade prática de reconhecimento de imagens. Apresente imagens com pessoas realizando diferentes atividades e os alunos devem identificar a atividade e escrever sua respectiva frase interrogativa.
Exemplo:
Imagem de um homem correndo no parque. Frase interrogativa: Is the man jogging in the park?
Etapa 4 - Discussão
Após completar todas as estações, os alunos irão se reunir novamente em sala de aula e cada grupo compartilhará suas atividades.Etapa 5 - Encerramento
Revise o conceito de Simple Present (interrogativa) e suas formas de uso.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a interação e a autonomia entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
- Estimular a criatividade e a prática oral dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Utilização correta do Simple Present (interrogativa) nas atividades.
- Elaboração de frases criativas e coerentes.
- Identificação correta das atividades nas imagens apresentadas.
- Compartilhamento das atividades realizadas em grupo.
Ações do professor
- Planejar e executar as atividades propostas de forma criativa e interativa.
- Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos durante as atividades.
- Estimular a participação e autonomia dos alunos.
- Avaliar e fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.
- Revisar o conteúdo e conceitos apresentados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar corretamente o Simple Present (interrogativa) nas atividades.
- Desenvolver a criatividade nas atividades.
- Compartilhar as atividades realizadas em grupo.
- Colaborar e interagir com os colegas durante as atividades.