Aula sobre Simple Present Interrogativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Simple Present (interrogativa) é uma das primeiras formas verbais que os alunos de inglês aprendem. É um tempo verbal usado para descrever ações habituais, rotinas diárias e verdades universais. Através dessa prática, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. Além disso, os estudantes serão capazes de aplicar a metodologia ativa da "Sala de Aula Invertida" e desenvolverão suas habilidades de comunicação, criatividade e pensamento crítico por meio da criação de um template Dinâmica dos 3 Qs.
Etapa 1 - Atividade prévia
Disponibilize para os alunos previamente uma aula gravada por você ou disponível no Youtube, que explique a estrutura básica de perguntas no presente simples (interrogativas) e dê exemplos de frases. Os estudantes também devem receber um material de suporte com exemplos e exercícios para praticar o uso da estrutura de forma correta.Etapa 2 - Introdução
Em sala de aula, comece com uma breve revisão dos verbos no presente simples e faça perguntas aos alunos para praticar a estrutura básica de perguntas no presente simples. Em seguida, o apresente o tema, explicando o objetivo principal de aprender a usar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.Etapa 3 - Flashcards
Os alunos receberão um conjunto de flashcards com verbos no presente simples e deverão formular perguntas usando a estrutura correta do presente simples (interrogativa). Eles devem se dividir em grupos para revisar e praticar a estrutura de perguntas no presente simples. Circule pela sala para ajudar os grupos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs
Nesta etapa, os alunos, em grupos, trabalharão na criação de um template Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem criar um template com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal" e a partir daí criarão frases utilizando o presente simples interrogativo, descrevendo situações cotidianas. Dê orientações claras para que os alunos possam expressar suas ideias de forma criativa.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo apresentará seu template para a turma e os demais devem analisar, avaliar e dar feedback utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs criado pelos colegas. Incentive os alunos a fazer perguntas e buscar mais informações sobre o presente simples, a fim de enriquecerem mais o debate.Etapa 6 - Feedback
Para encerrar, faça um feedback final, ressaltando os pontos positivos e os desafios encontrados. Esclareça quaisquer dúvidas que ainda restem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos em inglês.
- Promover o aprendizado de forma ativa, criativa e colaborativa.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
- Desenvolver a criatividade, pensamento crítico e autonomia dos alunos.
- Ampliar o repertório cultural dos alunos, uma vez que os exemplos de rotinas diárias e hábitos são baseados em diferentes culturas.
Critérios de avaliação
- Capacidade do aluno de formular perguntas no presente simples (interrogativas).
- Habilidade do aluno em descrever rotinas diárias usando o presente simples.
- Participação dos alunos nos grupos.
- Criatividade e originalidade na criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação e engajamento na avaliação e feedback dos trabalhos dos colegas.
Ações do professor
- Preparar uma apresentação sobre o tema da aula.
- Fornecer materiais adequados e desafios criativos.
- Incentivar e orientar os alunos a se comunicarem em inglês.
- Oferecer feedback durante e após a aula, identificando os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados.
- Avaliar e registrar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir e participar da aula de forma ativa e engajada.
- Formular perguntas e praticar a estrutura de perguntas no presente simples (interrogativas).
- Criar frases utilizando o presente simples para descrever rotinas diárias.
- Trabalhar em grupo para criar o template Dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar e dar feedback construtivo aos trabalhos dos colegas.