Aula sobre Simple Present Interrogativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Simple Present (interrogativa) é uma das primeiras formas verbais que os alunos de inglês aprendem. É um tempo verbal usado para descrever ações habituais, rotinas diárias e verdades universais. Através dessa prática, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. Além disso, os estudantes serão capazes de aplicar a metodologia ativa da "Sala de Aula Invertida" e desenvolverão suas habilidades de comunicação, criatividade e pensamento crítico por meio da criação de um template Dinâmica dos 3 Qs.

  1. Etapa 1 - Atividade prévia

    Disponibilize para os alunos previamente uma aula gravada por você ou disponível no Youtube, que explique a estrutura básica de perguntas no presente simples (interrogativas) e dê exemplos de frases. Os estudantes também devem receber um material de suporte com exemplos e exercícios para praticar o uso da estrutura de forma correta.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, comece com uma breve revisão dos verbos no presente simples e faça perguntas aos alunos para praticar a estrutura básica de perguntas no presente simples. Em seguida, o apresente o tema, explicando o objetivo principal de aprender a usar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.

  3. Etapa 3 - Flashcards

    Os alunos receberão um conjunto de flashcards com verbos no presente simples e deverão formular perguntas usando a estrutura correta do presente simples (interrogativa). Eles devem se dividir em grupos para revisar e praticar a estrutura de perguntas no presente simples. Circule pela sala para ajudar os grupos e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs

    Nesta etapa, os alunos, em grupos, trabalharão na criação de um template Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem criar um template com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal" e a partir daí criarão frases utilizando o presente simples interrogativo, descrevendo situações cotidianas. Dê orientações claras para que os alunos possam expressar suas ideias de forma criativa.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu template para a turma e os demais devem analisar, avaliar e dar feedback utilizando o template Dinâmica dos 3 Qs criado pelos colegas. Incentive os alunos a fazer perguntas e buscar mais informações sobre o presente simples, a fim de enriquecerem mais o debate.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Para encerrar, faça um feedback final, ressaltando os pontos positivos e os desafios encontrados. Esclareça quaisquer dúvidas que ainda restem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver as habilidades de comunicação oral e escrita dos alunos em inglês.
  • Promover o aprendizado de forma ativa, criativa e colaborativa.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Desenvolver a criatividade, pensamento crítico e autonomia dos alunos.
  • Ampliar o repertório cultural dos alunos, uma vez que os exemplos de rotinas diárias e hábitos são baseados em diferentes culturas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade do aluno de formular perguntas no presente simples (interrogativas).
  • Habilidade do aluno em descrever rotinas diárias usando o presente simples.
  • Participação dos alunos nos grupos.
  • Criatividade e originalidade na criação do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e engajamento na avaliação e feedback dos trabalhos dos colegas.

Ações do professor

  • Preparar uma apresentação sobre o tema da aula.
  • Fornecer materiais adequados e desafios criativos.
  • Incentivar e orientar os alunos a se comunicarem em inglês.
  • Oferecer feedback durante e após a aula, identificando os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados.
  • Avaliar e registrar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir e participar da aula de forma ativa e engajada.
  • Formular perguntas e praticar a estrutura de perguntas no presente simples (interrogativas).
  • Criar frases utilizando o presente simples para descrever rotinas diárias.
  • Trabalhar em grupo para criar o template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e dar feedback construtivo aos trabalhos dos colegas.