Aula sobre Simple Present Negativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Simple Present é uma das formas verbais mais utilizadas em Inglês, especialmente na descrição de rotinas e hábitos cotidianos. Por isso, é um tema fundamental para o aprendizado da língua.

Nesta atividade, vamos trabalhar com a conjugação negativa do Simple Present, explorando como utilizá-la para descrever rotinas diárias. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, a partir de um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie fazendo uma revisão sobre o Simple Present e como ele é utilizado na afirmativa. Depois, apresente o conceito de conjugação negativa e como ela é formada.

    Em seguida, explique aos estudantes que eles vão criar um modelo com 5 etapas para aplicar a metodologia Design Sprint ao tema.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Peça aos alunos que, em grupos, criem um mapa mental com ideias sobre pessoas e rotinas diárias que podem ser negadas com o uso do Simple Present. Oriente que eles usem palavras-chave e frases curtas para registrar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresenta suas ideias e, em conjunto, os estudantes escolhem as melhores para serem trabalhadas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com as ideias selecionadas, os alunos vão criar frases negativas no Simple Present para descrever rotinas diárias. Eles podem utilizar dicionários ou tradutores de Inglês para encontrar as palavras corretas. Encoraje-os a trabalhar em grupo, discutindo as opções e ajudando uns aos outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresenta suas frases para a turma e todos discutem as possibilidades e escolhas feitas. Encoraje-os a identificar possíveis erros de conjugação ou uso inadequado do verbo to be.

  6. Etapa 6 - Diferenciações

    Com a turma reunida, é importante identificar as principais diferenças entre o Simple Present negativo e afirmativo. Peça que os alunos elaborem um quadro comparativo e destaquem as principais diferenças percebidas.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre incentivando a turma a praticar o que foi aprendido em casa, criando frases negativas para descrever suas próprias rotinas diárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita em Inglês;
  • Proporcionar a aplicação prática do Simple Present negativo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva durante as etapas da metodologia Design Sprint;
  • Criação de frases negativas corretas no Simple Present;
  • Identificação das diferenças entre o Simple Present negativo e afirmativo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante todas as etapas da atividade;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e colaborativo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e discutir as ideias apresentadas;
  • Criar frases negativas corretas no Simple Present;
  • Identificar as diferenças entre o Simple Present negativo e afirmativo.