Aula sobre Simple Present Negativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Simple Present (negativa) é uma estrutura muito importante da língua inglesa e utilizada diariamente. É com ele que podemos falar sobre rotinas e hábitos, além de comportamentos e ações.

Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Design Thinking para que os alunos desenvolvam um mapa de empatia, que os ajudará a entender as dores e os ganhos de um personagem fictício e, assim, produzir frases no negativo utilizando o Simple Present.

Essa atividade contribuirá para que os estudantes se expressem, compreendam esta estrutura gramatical e sejam capazes de aplicá-la em situações cotidianas em Inglês.


  1. Etapa 1 - Boas-vindas

    Dê as boas-vindas à turma e faça uma breve revisão sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Mapa de Empatia

    Apresente o conceito de Mapa de Empatia e explique aos alunos sua finalidade, que será ajudar a compreender as “dores” e os “ganhos” de uma personagem fictícia que será criada pelos estudantes.

    Divida a turma em grupos e forneça uma folha com o mapa de empatia, para que os alunos preencham os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".


  3. Etapa 3 - Criação da personagem fictícia

    Os alunos, em grupos, criarão uma personagem fictícia e preencherão todos os campos do mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Descrição de rotina

    Cada grupo deverá descrever as rotinas diárias da personagem fictícia, usando o Simple Present.

  5. Etapa 5 - Aplicação do Simple Present (negativa)

    Cada grupo deverá trocar as informações sobre as rotinas da personagem fictícia com outro grupo. Em seguida, cada grupo deve identificar um hábito ou comportamento na rotina da personagem do outro grupo, e que não faz parte da rotina criada para o seu próprio personagem, a fim de criar frases na negativa utilizando o Simple Present.

  6. Etapa 6 - Socialização dos resultados

    Dê a oportunidade de cada grupo socializar com a turma as rotinas diárias e as frases negativas criadas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula recapitulando o conteúdo abordado e incentivando os alunos a continuarem praticando a língua inglesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Simple Present para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a empatia e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento e aplicação correta do Simple Present (negativa).
  • Participação ativa durante a atividade, interação com os colegas e trabalho em equipe.
  • Criatividade e originalidade na criação da personagem fictícia e nas frases negativas.
  • Clareza e organização na apresentação.

Ações do professor

  • Explicar detalhadamente o conceito de Mapa de Empatia.
  • Orientar sobre a criação da personagem fictícia e o preenchimento do Mapa de Empatia.
  • Monitorar o trabalho em grupo e auxiliar os alunos em caso de dúvidas ou dificuldades.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Criar uma personagem fictícia e preencher corretamente o Mapa de Empatia.
  • Descrever rotinas diárias da personagem, utilizando corretamente o Simple Present.
  • Criar frases negativas, demonstrando domínio do Simple Present (negativa).