Aula sobre Simple Present Negativa
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a formar frases negativas no Simple Present e serão capazes de identificar o verbo to be para descrever rotinas. Eles também criarão um modelo de registro de aprendizagem para acompanhar sua evolução.
Etapa 1 - Check-in e apresentação do conceito de Simple Present (negativa)
Apresente uma pequena explicação sobre a formação da negativa no Simple Present e aplique alguns exercícios para fixação. Apoie os alunos em suas dúvidas e dificuldades relativas ao tema.Etapa 2 - Revisão sobre o verbo "to be".
Revisite conhecimentos sobre o verbo "to be" para que os alunos estejam confortáveis no reconhecimento deste verbo com referência a pessoas. Faça questões sobre o verbo to be para relembrar os alunos.Etapa 3 - Atividade em grupos.
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deverá criar uma lista de 5 atividades rotineiras de um personagem fictício.Após, eles devem criar frases negativas no Simple Present, usando as 5 atividades de rotina.
Eles também podem trocar suas frases com outros grupos para dar uma devolutiva sobre a construção de cada frase.
Etapa 4 - Construção de modelos de registro de aprendizagem.
Cada grupo deverá criar um modelo de registro de aprendizagem para acompanhar seu progresso no aprendizado do Simple Present Negativa, com campos para Check-in e Check-out. O modelo pode incluir exemplos de frases e atividades a serem concluídas em sala de aula ou em casa.Etapa 5 - Check-out e Fechamento.
Os alunos devem compartilhar seus modelos de registro de aprendizagem com o resto da turma. Professor, revise as principais informações aprendidas.Os alunos terão oportunidade de trocar feedbacks e compartilhar suas percepções sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a compreensão das regras gramaticais do Simple Present Negativa
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o verbo "to be" e aplicá-lo nas frases.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Aplicar a metodologia ativa Ensino Híbrido, incentivando o uso de recursos alternativos para o aprendizado.
- Proporcionar aos alunos o registro das informações aprendidas por meio do modelo de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em formar frases negativas no Simple Present corretamente.
- Habilidade dos alunos em reconhecer o verbo "to be" e aplicá-lo corretamente.
- Colaboração e participação dos alunos na atividade em grupo.
- Compreensão e aplicação do conceito de registro de aprendizagem.
- Participação e feedback dos alunos durante o Check-out.
Ações do professor
- Explicar claramente o conceito de Simple Present Negativa.
- Revisitar o verbo "to be" para ajudar os alunos a identificar o verbo.
- Organizar atividades em grupo para estimular a colaboração dos alunos.
- Incentivar o uso de modelos de registro de aprendizagem.
- Proporcionar oportunidades para feedback e compartilhamento de informações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Formular corretamente as frases negativas no Simple Present.
- Elaborar bem o modelo de registro de aprendizagem.
- Dar feedback construtivo para os colegas.
- Compartilhar o progresso no Check-out.