Aula sobre Simple Present Negativa

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao Simple Present na forma negativa.

A metodologia ativa do Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam aplicar a teoria aprendida em situações reais.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre sua rotina diária, o que eles fazem durante o dia e como se expressam em Inglês. Em seguida,explique a estrutura do Simple Present na sua forma negativa, mostrando exemplos práticos e didáticos, como:

    _"I do not eat breakfast"_

    _"She does not watch TV in the morning"_


  2. Etapa 2 - Explicação do Estudo de Caso

    Separe os alunos em grupos. Escolha um tema que os alunos irão apresentar relacionado à rotina diária e hábitos saudáveis. Cada grupo deve fazer uma pesquisa sobre o tema e apresentá-la aos colegas, usando o Simple Present na forma negativa.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema para o Estudo de Caso

    O grupo deve definir a temática da pesquisa.

    Professor, ajude os alunos a identificarem qual tema pode ser desenvolvido.


  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar pesquisa e/ou entrevistas para obter mais informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos na pesquisa e/ou entrevista com os dados dos demais grupos. Em seguida, devem mostrar os resultados da comparação para os colegas.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    Pode ser pedido que os alunos criem infográficos com as informações apuradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Simple Present para identificar pessoas e descrever rotinas diárias.
  • Incentivar os alunos a trabalharem em grupo, exercitando a colaboração e a comunicação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do Simple Present na forma negativa.
  • Coerência e clareza na apresentação do Estudo de Caso.
  • Qualidade e clareza das soluções propostas pelos alunos.

Ações do professor

  • Explicar a estrutura do Simple Present na forma negativa.
  • Orientar e auxiliar os alunos na elaboração e apresentação do Estudo de Caso.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema escolhido.
  • Apresentar o Estudo de Caso utilizando o Simple Present na forma negativa.
  • Propor soluções criativas para o problema identificado.