Aula sobre Simple Present Negativa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, vamos aprender sobre o Simple Present em sua forma negativa.
O Simple Present é um tempo verbal importante em Inglês, pois ele é usado para falar sobre ações habituais, rotinas e verdades universais.
Por meio de exemplos práticos e didáticos, vamos mostrar como esse tempo verbal pode ser útil no nosso dia a dia.
A metodologia escolhida para a aula será a Sala de Aula Invertida, que permite que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem.
Etapa 1 - Antes do dia da atividade
Em casa, os alunos assistirão a um vídeo sobre Simple Present (forma negativa) e farão anotações em um caderno. Professor, forneça um roteiro com perguntas para incentivar os estudantes a fazerem anotações sobre o vídeo.Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AAvZC5IikHc
Etapa 2 - No dia da atividade
Os alunos devem compartilhar suas anotações em grupos de 3 a 4 pessoas e juntos criar um mapa conceitual. A ideia central deve ser o Simple Present (forma negativa). O mapa também deve ter, além da ideia central, 8 sub-ideias para desenvolver o tema.Etapa 3 -
Os alunos vão apresentar seus mapas conceituais para a turma e discutir as ideias apresentadas.Etapa 4 -
Convide os estudantes a fazerem uma série de exercícios interativos baseados em situações da vida real que utilizam o Simple Present (forma negativa).Etapa 5 -
Agora, os alunos devem trabalhar em grupos de 3 a 4 pessoas para criar um diálogo utilizando o Simple Present (forma negativa).Etapa 6 -
Os grupos devem apresentar seus diálogos em frente à turma.Etapa 7 -
Faça uma revisão final sobre o Simple Present (forma negativa) e tire as dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
- Treinar a criatividade dos alunos para construir um diálogo em Inglês.
- Fomentar a cooperação em grupo e a socialização dos alunos.
- Introduzir a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Reforçar a importância do Simple Present negativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual e dos diálogos.
- Capacidade de uso do Simple Present negativa em situações cotidianas.
- Cooperação e colaboração em grupo.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual e do diálogo.
- Capacidade de responder às perguntas do professor durante a revisão final.
Ações do professor
- Orientar e dar suporte aos alunos durante o processo de criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o Simple Present negativa.
- Guiar os alunos na construção do diálogo.
- Apoiar os alunos no uso da língua inglesa durante a realização dos exercícios.
- Esclarecer as dúvidas dos alunos durante a revisão final.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo em casa e fazer anotações.
- Colaborar na criação do mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente durante a apresentação dos mapas conceituais.
- Criar um diálogo em grupo utilizando o Simple Present negativa.
- Apresentar o diálogo para a turma.