Aula sobre Simple Present Ou Present Continuous

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o uso do Simple Present e Present Continuous na língua inglesa. Essas duas formas verbais muitas vezes geram confusão nos estudantes, mas são essenciais para a comunicação em diferentes contextos. Por exemplo, o Simple Present é usado para falar sobre rotinas, hábitos, fatos e verdades universais, enquanto o Present Continuous é usado para falar sobre ações que estão acontecendo no momento ou planos futuros. Será utilizada a metodologia Aprendizagem Entre Pares para desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece perguntando aos alunos se eles sabem a diferença entre Simple Present e Present Continuous. Em seguida, faça uma revisão rápida das regras das duas formas verbais.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos de 4 ou 5 pessoas para criar um template de avaliação por pares para a aula. O modelo deve conter os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Proponha exemplos de situações em que o uso do Simple Present ou Present Continuous é necessário. Os alunos devem trabalhar em grupos para criar diálogos e cenas, utilizando ambas as formas verbais.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus diálogos para a turma, praticando a língua inglesa oralmente. Promova uma discussão sobre as cenas apresentadas, refletindo sobre a importância e o uso desses tempos verbais.

  5. Etapa 5 - Apresentação das avaliações por pares

    Cada grupo deve fazer e receber a avaliação de outro grupo e discutir os resultados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma revisão dos pontos principais e peça que os alunos reflitam sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
  • Promover a aprendizagem colaborativa.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Liderar a discussão sobre os critérios de avaliação.
  • Propor exemplos práticos.
  • Fazer uma revisão dos pontos principais da aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos para criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar diálogos para a turma.
  • Avaliar o desempenho dos colegas de classe.