Aula sobre Simple Present Ou Present Continuous
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Na aula de hoje, iremos trabalhar a diferença entre o presente simples e o presente contínuo no idioma inglês. Esses dois tempos verbais são essenciais no aprendizado da língua, pois permitem que os alunos se comuniquem de forma adequada e clara em diversas situações do cotidiano. Os alunos aprenderão a identificar quando utilizar cada um dos tempos verbais e como aplicá-los em suas próprias produções escritas e faladas. Para tornar a aula mais envolvente e dinâmica, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um fanzine em papel A4 dividida em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando aos alunos o objetivo da aula e sua metodologia de ensino. Faça uma revisão do que é o presente simples e o presente contínuo e seus usos básicos.Etapa 2 - Oficina de criação do fanzine
Os alunos serão divididos em grupos e receberão as instruções para criar um fanzine em papel A4 dividida em 8 partes. Cada parte do fanzine deverá abordar um subtema relacionado à diferença entre o presente simples e o presente contínuo. Disponibilize cartolinas coloridas, lápis de cor, tesouras, cola e outros materiais necessários para a criação do fanzine.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos deverão pesquisar em grupo as principais diferenças entre o presente simples e o presente contínuo e relacioná-las aos subtemas escolhidos para o fanzine.Etapa 4 - Montagem do fanzine
Com base nas informações pesquisadas, cada grupo deverá montar seu fanzine, escrevendo textos curtos, ilustrando e decorando cada parte.Etapa 5 - Socialização do fanzine
Cada grupo deverá apresentar seu fanzine para a turma e explicar como relacionou os subtemas escolhidos com as diferenças entre o presente simples e presente contínuo.Etapa 6 - Discussão em grupo
Proponha uma discussão em grupo sobre como a diferença entre o presente simples e o presente contínuo pode afetar o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa. Os alunos deverão compartilhar suas ideias e opiniões sobre o assunto.Etapa 7 - Encerramento
Faça as considerações finais da aula, reforçando o que foi aprendido e ressaltando a importância da aplicação correta dos tempos verbais. Pontue a importância da criatividade dos alunos na construção do fanzine e na utilização da metodologia Cultura Maker como forma de aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
- Proporcionar aos alunos uma compreensão clara da diferença entre o presente simples e o presente contínuo.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos no processo de aprendizado.
- Promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos verbos no presente simples e presente contínuo;
- Coerência e coesão na construção dos textos;
- Criatividade na elaboração do fanzine;
- Participação e colaboração no trabalho em grupo;
- Compreensão e aplicação dos conceitos aprendidos na aula.
Ações do professor
- Apresentar o objetivo da aula e sua metodologia de ensino;
- Proporcionar os materiais necessários para a criação do fanzine;
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
- Incentivar a criatividade e autonomia dos alunos;
- Avaliar o progresso e o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar e identificar as diferenças entre o presente simples e o presente contínuo;
- Criar o fanzine dividida em oito partes, cada uma com um subtema escolhido;
- Apresentar a fanzine para a turma e explicar a relação entre os subtemas e os tempos verbais;
- Participar da discussão em grupo sobre a importância do entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas durante a atividade.