Aula sobre Simple Present Ou Present Continuous

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Simple Present e o Present Continuous são dois tempos verbais importantes em inglês e são usados para descrever ações no presente. O Simple Present é usado para falar sobre hábitos e rotinas, enquanto o Present Continuous é usado para falar sobre ações em progresso na atualidade. É importante que os alunos conheçam e entendam esses tempos verbais para poderem se comunicar com sucesso em inglês. Nesta aula, utilizaremos a metodologia da gamificação para tornar o ensino mais envolvente e dinâmico, fazendo com que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre o tema. Com isso, vamos desenvolver a habilidade dos alunos para "Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa".

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza os conceitos de Simple Present e Present Continuous, mostrando exemplos de como eles são usados na língua inglesa. Os alunos também serão informados sobre a metodologia da gamificação, que será usada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Criação das regras do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e cada grupo deverá criar as regras do jogo, como quantos pinos serão usados, quantos dados, como se ganha, como se perde, etc.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos, ainda em grupos, irão criar o tabuleiro do jogo, que deverá ter 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos (como os casos de uso de cada tempo verbal, frases negativas e interrogativas, etc.). Oriente\-os na criação do tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards de pergunta e ação

    Os alunos, ainda em grupos, irão criar os cards de pergunta e ação, que deverão estar relacionados ao tema. Os cards de pergunta devem conter perguntas sobre o uso do Simple Present ou do Present Continuous, enquanto os cards de ação vão envolver atividades que ajudam os alunos a aprender sobre os tempos verbais.

  5. Etapa 5 - Testando o jogo

    Os alunos irão testar e ajustar o jogo criado pelo grupo. Será uma oportunidade para eles avaliarem como o jogo está funcionando e fazer as alterações necessárias.

  6. Etapa 6 - Jogando

    Os grupos irão jogar o jogo criado pelos outros grupos. Avalie\-os enquanto jogam e dê feedback.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula pedindo aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam e como foi a experiência de criar um jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Incorporar a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem (gamificação).

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo criado pelos alunos;
  • Interesse e participação dos alunos durante a atividade;
  • Nível de compreensão dos conceitos de Simple Present e Present Continuous;
  • Habilidade em trabalhar em grupo e trabalho colaborativo;
  • Capacidade de resolução de problemas durante o processo de criação.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula aos alunos;
  • Orientar e ajudar os alunos na criação do jogo;
  • Fornecer feedback aos alunos durante o processo de criação;
  • Acompanhar a atividade, ajudando os alunos que tiverem dificuldades;
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do processo de criação do jogo;
  • Demonstrar habilidade para trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas;
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de Simple Present e Present Continuous;
  • Testar e avaliar o jogo criado pelos outros grupos;
  • Participar da discussão final sobre a experiência de aprendizado.