Aula sobre Simple Present Ou Present Continuous

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos serão apresentados aos verbos Simple Present e Present Continuous em inglês. O foco será nas diferenças entre eles e como cada um é usado em situações diferentes. Serão apresentados exemplos práticos e cotidianos da aplicação dos verbos, como no uso da língua em redes sociais, programas de TV, em conversas com amigos, entre outros. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos irão trabalhar em grupos em três atividades diferentes relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos de examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula fazendo perguntas aos alunos sobre o que eles sabem sobre o Simple Present e Present Continuous. O objetivo é identificar as dificuldades dos alunos e estimular a participação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Explique aos estudantes como será a dinâmica da aula. Separe a turma em três grupos e divida a sala em três estações. Indique aos estudantes em qual estação cada grupo começará a atividade.

    Estação 1 - Identificação

    Os alunos terão a sua disposição folhas com frases em inglês e deverão classificar cada uma delas em Simple Present ou Present Continuous. Os alunos devem escrever o verbo e justificar sua escolha.

    Estação 2 - Prática em conversação

    Os alunos irão fazer perguntas e respostas em inglês, utilizando os verbos Simple Present e Present Continuous em contextos específicos, como assuntos profissionais, passatempos e rotina diária.

    Estação 3 - Correção Gramatical

    Os alunos deverão corrigir frases em inglês que contenham erros na conjugação do Simple Present ou Present Continuous. Eles devem identificar o erro e corrig-lo, justificando a razão para a mudança.


  3. Etapa 3 - Fechamento

    Finalize a aula com uma atividade que reforce os conceitos aprendidos e ofereça aos alunos a oportunidade de perguntar qualquer dúvida em relação aos verbos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e aplicar os verbos Simple Present e Present Continuous em situações reais;
  • Promover a fala em inglês através do treinamento em conversação;
  • Trabalhar a habilidade de correção gramatical em inglês.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta do uso dos verbos Simple Present e Present Continuous nas atividades realizadas;
  • Participação e envolvimento ativo dos alunos nas atividades;
  • Correção gramatical correta nas frases corrigidas pelos alunos.

Ações do professor

  • Iniciar a aula identificando as dificuldades e entendimento dos alunos;
  • Acompanhar o trabalho dos alunos em cada estação e oferecer feedbacks construtivos;
  • Reforçar os conceitos aprendidos ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias;
  • Aplicar os conceitos aprendidos nas atividades propostas;
  • Participar da conversa em inglês com os colegas;
  • Corrigir frases em inglês que contenham erros e justificar a correção feita.