Aula sobre Simple Present Ou Present Continuous

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as diferenças entre o Simple Present e o Present Continuous na língua inglesa. Esses dois tempos verbais são muito importantes porque são usados para falar sobre coisas que acontecem no presente. O Simple Present é usado para descrever ações habituais ou permanentes, enquanto o Present Continuous é usado para falar sobre ações que estão acontecendo no momento. Essas diferenças são importantes para evitar mal-entendidos entre pessoas de culturas diferentes que falam inglês. A metodologia aplicada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, em que os alunos se preparam previamente assistindo a vídeos sobre o tema. Isso permitirá que a aula seja mais interativa e dinâmica.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione um vídeo que explique as diferenças entre o Simple Present e o Present Continuous, e encaminhe aos estudantes para assistirem em casa. Recomende também alguns outros materiais didáticos como artigos, sites, entre outros que reforce a temática.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre suas experiências com a língua inglesa e por que é importante diferenciar o Simple Present e o Present Continuous. Em seguida, apresente o tema e os objetivos da aula.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Oriente os alunos a discutirem em grupos sobre as diferenças entre o Simple Present e o Present Continuous e fazerem anotações sobre o que foi apresentado no vídeo. Circule pela sala, ajudando os grupos e tirando as dúvidas.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos do uso do Simple Present e do Present Continuous no cotidiano, por exemplo, "I drink coffee every morning", "I am studying english right now". Os alunos completam as frases com o tempo verbal correto.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos criam frases com o Simple Present e o Present Continuous e trocam com seus colegas para avaliação. Monitore e corrija as frases quando necessário.

  6. Etapa 6 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs, utilizando os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal” para avaliar a atividade. Explique a metodologia da dinâmica, para permitir que os alunos tenham um feedback sobre a atividade e o quanto ela pode contribuir para o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Reforce a importância do aprendizado do Simple Present e Present Continuous e faça uma revisão geral do que foi aprendido na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Compreender as diferenças entre o Simple Present e o Present Continuous.
  • Examinar fatores que podem impedir o entendimento entre pessoas de culturas diferentes que falam a língua inglesa.
  • Desenvolver habilidades de forma crítica e reflexiva sobre o que foi aprendido.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do Simple Present e Present Continuous nas frases criadas.
  • Participação ativa durante a discussão em grupo.
  • Criação e utilização do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aumento do vocabulário relacionado ao tema.
  • Aplicação do que foi aprendido em situações práticas.

Ações do professor

  • Seleção de vídeos educativos que abordem o tema.
  • Orientação e supervisão durante a discussão em grupos.
  • Correção e monitoramento das frases criadas pelos alunos.
  • Reforço da importância do aprendizado do Simple Present e Present Continuous.
  • Revisão geral do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente para melhorar o aprendizado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar frases com o Simple Present e Present Continuous.
  • Avaliar a atividade por meio do template Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar o que foi aprendido em situações práticas.