Aula sobre Simple Present Presente Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Simple Present (Presente Simples)" será trabalhado através da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. O presente do indicativo é uma estrutura básica do idioma inglês e é amplamente utilizado na comunicação cotidiana. Os alunos poderão aplicar o conhecimento adquirido nessa aula na leitura e compreensão de textos em inglês, bem como na comunicação oral e escrita em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize sua importância na comunicação em inglês. Em seguida, peça que os alunos relatem situações em que já utilizaram o presente do indicativo na comunicação cotidiana.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explique como ela será aplicada. Os alunos, em grupos, deverão criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Proponha um problema relacionado ao tema “simple present”, por exemplo, "Como descrever as rotinas diárias de pessoas diferentes utilizando o presente do indicativo?" Os grupos de alunos deverão discutir o problema e definir como irão abordá-lo em seu diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pesquisar e coletar informações sobre como as pessoas descrevem suas rotinas diárias em inglês. Eles podem utilizar fontes como livros didáticos, dicionários, vídeos e outros recursos digitais disponíveis. A partir das informações coletadas, deverão gerar alternativas para descrever as rotinas diárias de pessoas diferentes utilizando o “simple present”.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para descrever as rotinas diárias de pessoas diferentes e elaborar uma redação em inglês utilizando o presente do indicativo. Eles também devem apresentar suas soluções para a turma em forma de um painel ou apresentação.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos deverão refletir sobre o que aprenderam durante o processo e como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos contribuiu para seu desenvolvimento. Você pode fazer perguntas como "O que você aprendeu sobre o presente do indicativo?", "Como a Aprendizagem Baseada em Projetos facilitou seu aprendizado?", entre outras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de comunicação em inglês.
  • Estímulo à criatividade e ao trabalho em grupo.
  • Desenvolvimento da capacidade de pesquisa e coleta de informações.
  • Desenvolvimento da habilidade de reflexão sobre o próprio aprendizado.
  • Estímulo à autonomia e à responsabilidade dos alunos pelo próprio processo de aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido.
  • Qualidade da redação produzida em inglês.
  • Habilidade de comunicação oral em inglês durante a apresentação do painel.
  • Reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância na comunicação em inglês.
  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Propor um problema relacionado ao tema da aula.
  • Orientar e supervisionar a pesquisa e coleta de informações pelos grupos de alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Coletar informações e gerar alternativas para solucionar o problema proposto.
  • Elaborar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Escolher a melhor alternativa para descrever as rotinas diárias de pessoas diferentes e elaborar uma redação em inglês utilizando o presente do indicativo.
  • Apresentar o painel para a turma e participar da reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizado.