Aula sobre Simple Present Presente Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O Simple Present (Presente Simples) é um dos tempos verbais mais importantes do idioma inglês. Ele é utilizado para descrever rotinas diárias, hábitos e fatos universais. Na vida cotidiana, é muito comum que as pessoas usem esse tempo verbal para falar sobre o que elas fazem todos os dias. Por exemplo, "I wake up at 6am every day" (Eu acordo às seis da manhã todos os dias). Nesta atividade, os alunos irão praticar a utilização do Simple Present para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias, utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares. Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, a fim de avaliarem uns aos outros em relação à organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, dos quais as notas variam de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Inicie apresentando o tema: "Simple Present". Em seguida, explique os objetivos da aula, que são identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias utilizando a forma afirmativa, negativa e interrogativa no Simple Present. Para exemplificar, você pode usar fotos ou vídeos de pessoas realizando atividades rotineiras.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em grupos de 3 a 4 alunos, os estudantes discutem o tema e compartilham as experiências pessoais e rotinas diárias em inglês, visando estimular a comunicação oral e a colaboração entre eles.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo recebe a tarefa de criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Prática do Simple Present

    Os grupos recebem uma lista de verbos no infinitivo e devem criar frases no Simple Present utilizando os verbos da lista.

  5. Etapa 5 - Apresentação e Avaliação

    Os grupos de alunos apresentam as produções e contextualizam porque criaram essas frases. Em seguida, eles avaliam uns aos outros conforme o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Finalize reforçando os objetivos e pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam com a prática do Simple Present.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a comunicação oral dos estudantes em inglês;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de criar frases no Simple Present;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral;
  • Utilização correta do Simple Present.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Estimular a discussão em grupo;
  • Orientar na criação do template de avaliação por pares;
  • Auxiliar na prática do Simple Present;
  • Finalizar com uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o template de avaliação por pares;
  • Criar frases utilizando o Simple Present;
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas;
  • Refletir sobre o aprendido.