Aula sobre Simple Present Presente Simples

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Simple Present é um tempo verbal muito comum em inglês e utilizado para descrever rotinas diárias e ações habituais. Ele é formado pelo verbo em sua forma base e é geralmente utilizado com advérbios de frequência, como "always" (sempre), "often" (frequentemente) e "sometimes" (às vezes), para expressar com qual frequência o verbo é realizado. Nesta atividade, os alunos irão aprender a utilizar o Simple Present para identificar pessoas (utilizando o verbo to be) e descrever suas rotinas diárias. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia Cultura Maker, em que os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivos

    Introduza o tema do Simple Present e explique como ele é utilizado para descrever rotinas e ações habituais em inglês. Em seguida, apresente os objetivos: identificar pessoas utilizando o verbo to be no Simple Present e descrever rotinas diárias utilizando verbos regulares e irregulares no Simple Present.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Compartilhe alguns exemplos práticos de como utilizar o Simple Present para descrever rotinas diárias, como:

    \- I always wake up at 6 AM.

    \- She usually takes a shower after breakfast.

    \- They sometimes walk to school together.


  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos e apresentação da metodologia Cultura Maker

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 pessoas e apresente a metodologia Cultura Maker, explicando como ela funciona e o que será produzido pelos alunos nesta aula.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Cada grupo irá receber uma folha de papel A4 dividida em 8 partes e irá criar uma fanzine sobre o tema "Minha Rotina Diária". Eles irão utilizar verbos no Simple Present para descrever suas próprias rotinas e a rotina de seus colegas de grupo.

  5. Etapa 5 - Correção da fanzine em grupo

    Após a conclusão da fanzine, os grupos irão apresentar suas produções para o restante da turma. Cada grupo deverá comentar as escolhas feitas na fanzine e corrigir eventuais erros de gramática.

  6. Etapa 6 - Feedback individualizado aos alunos

    Dê um feedback individualizado aos alunos, com ênfase nas habilidades desenvolvidas durante a atividade e oriente-os para possíveis melhorias em futuras atividades.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre ecapitulando os conceitos principais aprendidos e fazendo uma avaliação geral da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de utilizar o Simple Present para descrever rotinas diárias;
  • Desenvolvimento da habilidade de identificar pessoas utilizando o verbo to be no Simple Present;
  • Desenvolvimento da criatividade e da autonomia dos alunos através da metodologia Cultura Maker.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do Simple Present para descrever rotinas diárias;
  • Identificação correta de pessoas utilizando o verbo to be no Simple Present;
  • Criatividade e originalidade na produção da fanzine;
  • Participação ativa e colaborativa durante a aula;
  • Correção de erros de gramática.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Apresentar exemplos práticos;
  • Dividir a turma em grupos e apresentar a metodologia Cultura Maker;
  • Orientar e acompanhar a produção das fanzines pelos grupos;
  • Corrigir erros de gramática;

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe para criar a fanzine;
  • Utilizar o Simple Present para descrever rotinas diárias;
  • Identificar pessoas utilizando o verbo to be no Simple Present;
  • Corrigir erros de gramática em suas produções.