Aula sobre Simple Present Presente Simples
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta atividade, os alunos vão aprender sobre o Presente Simples (Simple Present) em inglês e como usá-lo para descrever rotinas diárias. Esse tempo verbal é muito utilizado para falar sobre hábitos, ações que acontecem regularmente e verdades universais. O Simple Present é uma das primeiras estruturas que os alunos de inglês aprendem e é crucial para a comunicação diária da língua. Para tornar a prática mais engajadora, será utilizada a metodologia de Design Thinking para criar um mapa de empatia, que ajudará os alunos a entender como as pessoas ao seu redor pensam, sentem, ouvem, falam, fazem, veem e quais são suas dores e ganhos em relação à rotina diária.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma revisão rápida sobre o que é o Simple Present e explique sua importância na comunicação diária. Em seguida, apresente a metodologia de Design Thinking para a turma e como ela será aplicada em sala de aula.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente exemplos de frases usando Simple Present e os alunos deverão fazer anotações em seus cadernos. Em seguida, distribua um texto simples em inglês que contém verbos no Presente Simples e cada aluno lerá uma frase em voz alta.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Explique como criar um mapa de empatia e divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo escolherá uma pessoa de sua convivência para ser o foco do mapa de empatia. Com a ajuda do professor, os alunos preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma e será aberta uma discussão sobre as diferenças entre as rotinas diárias de cada pessoa. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas sobre como o Simple Present pode ser aplicado em cada caso.Etapa 5 - Jogo de perguntas e respostas
Divida a turma em dois grupos e escolha um aluno de cada grupo para começar. Faça perguntas em inglês sobre rotinas diárias e os alunos deverão responder usando o Simple Present. A equipe que acertar mais perguntas ganha.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma revisão rápida dos conteúdos trabalhados e encerre a dinâmica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Presente do Indicativo para identificar pessoas e descrever rotinas diárias;
- Incentivar os alunos a pensar criticamente sobre o cotidiano e empatia com as pessoas ao seu redor;
- Estimular a comunicação em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante a criação do mapa de empatia;
- Capacidade de descrever rotinas diárias usando o Simple Present durante o jogo de perguntas e respostas;
- Clareza e fluência na comunicação em inglês.
Ações do professor
- Explicar claramente o objetivo da aula;
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
- Encorajar a participação de todos os alunos e fazer perguntas para estimular o pensamento crítico.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia de uma pessoa de sua convivência;
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Responder perguntas usando o Simple Present durante o jogo de perguntas e respostas.