Aula sobre Simple Present Presente Simples

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Simple Present é um dos tempos verbais mais utilizados no idioma inglês. Ele é necessário para descrever rotinas diárias, hábitos e comportamentos. Nesta atividade, os alunos aprenderão a utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas e descrever suas rotinas diárias. O Ensino Híbrido será utilizado como metodologia, na qual os estudantes criarão um template de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para acompanhar o desenvolvimento do tema.

  1. Etapa 1 - Check-in dos Alunos

    Apresente a proposta do template de registro de aprendizagem, explicando como os alunos podem utilizá-lo para acompanhar o desenvolvimento do seu aprendizado. Os estudantes preencherão o campo de Check-in com base no seu conhecimento prévio sobre o “simple present” e também com suas expectativas sobre a aula.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Promova um diálogo inicial, perguntando aos alunos sobre suas rotinas diárias. Em seguida, apresente a estrutura do Simple Present, explicando como utilizar verbos regulares e irregulares. Você pode levar exemplos de frases e utilizá-los para estimular a participação dos alunos.

  3. Etapa 3 - Exemplos Práticos

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema específico para criar frases no Simple Present. Os temas podem ser: atividades físicas, hobbies, alimentação, estudos, trabalho, entre outros.

  4. Etapa 4 - Prática de Conversação

    Utilizando as frases criadas pelos alunos na etapa anterior, proponha uma prática de conversação com os estudantes em grupos. Os alunos deverão responder às perguntas com as informações de sua rotina diária.

  5. Etapa 5 - Check-out dos Alunos

    Os alunos preencherão o campo de Check-out, contando sobre o que aprenderam e suas impressões a respeito do tema.

  6. Etapa 6 - Registro de Aprendizagem

    Faça o fechamento pedindo que cada aluno aponte pontos positivos e negativos do conteúdo e das atividades no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Tarefa de Casa

    Cada aluno deverá criar frases utilizando o Simple Present sobre sua própria rotina diária e trazer para o próximo encontro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Simple Present para descrever rotinas diárias.
  • Incentivar a participação dos alunos na aula através da metodologia de Ensino Híbrido.
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos através da criação de frases no Simple Present.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do Simple Present nos exemplos criados pelos alunos.
  • Participação ativa dos estudantes na aula.
  • Correção ortográfica nas frases criadas pelos alunos.
  • Desempenho na prática de conversação.
  • Produção de frases na tarefa de casa.

Ações do professor

  • Preparar e apresentar o template de registro de aprendizagem para os alunos.
  • Explicar a estrutura do Simple Present e como utilizá-lo para descrever rotinas diárias.
  • Estimular a participação dos alunos na aula via diálogo e exemplos práticos.
  • Conduzir a prática de conversação com base nas frases criadas pelos alunos.
  • Orientar e corrigir os alunos na tarefa de casa.

Ações do aluno

  • Preencher o campo de Check-in e Check-out no template de registro de aprendizagem.
  • Criar frases no Simple Present para a apresentação em grupo.
  • Participar ativamente da prática de conversação.
  • Realizar a tarefa de casa proposta pelo professor.
  • Preencher o campo de registro de aprendizagem ao final da aula.