Aula sobre Simple Present Presente Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O presente simples é um dos tempos verbais mais usados em inglês e é uma ferramenta fundamental para descrever rotinas diárias e identificar pessoas. Por exemplo, na frase "I wake up at 7am every day", usamos o presente simples para indicar uma ação habitual. Nesta atividade, os alunos irão aprender a usar o presente simples para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos trabalharão em grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o objetivo para os alunos e introduza o vocabulário necessário para a atividade. Forneça exemplos de como o presente simples é usado em frases cotidianas.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Identificando pessoas com o verbo to be

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo de perguntas e respostas para praticar a identificação de pessoas usando o verbo to be. O jogo pode ser feito em formato de cartas ou em um aplicativo online. Oriente os alunos a fazerem perguntas usando "Who is" ou "Who are" e responder usando o verbo to be na forma afirmativa ou negativa.

    Estação 2 - Descrevendo rotinas diárias

    Nesta estação, os alunos irão criar um diário de rotinas diárias com base em um modelo fornecido pelo professor. Os alunos devem preencher o diário com informações sobre suas próprias rotinas diárias ou sobre um personagem fictício de sua escolha. Dê exemplos práticos e oriente os alunos.

    Estação 3 - Criando frases com present simple

    Nesta estação, os alunos irão criar frases usando o presente simples para descrever rotinas diárias. Forneça exemplos para os alunos e orientação para a construção correta das frases. Os alunos podem usar livros, revistas ou sites para encontrar inspiração para as frases.


  4. Etapa 4 - Fechamento

    Reúna a turma para uma discussão sobre o que os alunos aprenderam na atividade. Os alunos devem compartilhar suas descobertas e experiências e revisar o vocabulário e as frases aprendidas na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade linguística dos alunos em utilização do presente simples.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever rotinas diárias.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar pessoas usando o verbo to be.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Proporcionar uma aula dinâmica, lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical na utilização do presente simples.
  • Uso apropriado do vocabulário pertinente ao tema.
  • Originalidade e criatividade na criação de frases e diários de rotinas diárias.
  • Participação ativa e produtividade nas atividades em grupo.
  • Cooperação e respeito mútuo entre os alunos durante o trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula e o vocabulário necessário para a atividade.
  • Fornecer exemplos práticos e orientação para a construção correta das frases, diários de rotinas diárias e jogos.
  • Orientar e supervisionar o trabalho em grupo dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
  • Fazer a avaliação dos critérios estabelecidos para a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente nas atividades em grupo.
  • Criar frases e diários de rotinas diárias com originalidade e criatividade.
  • Utilizar o presente simples de forma correta.
  • Usar o vocabulário apropriado aprendido na aula.
  • Cooperar e respeitar os colegas durante o trabalho em grupo.