Aula sobre Simple Present Presente Simples
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo para os alunos e introduza o vocabulário necessário para a atividade. Forneça exemplos de como o presente simples é usado em frases cotidianas.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Identificando pessoas com o verbo to beNesta estação, os alunos irão jogar um jogo de perguntas e respostas para praticar a identificação de pessoas usando o verbo to be. O jogo pode ser feito em formato de cartas ou em um aplicativo online. Oriente os alunos a fazerem perguntas usando "Who is" ou "Who are" e responder usando o verbo to be na forma afirmativa ou negativa.
Estação 2 - Descrevendo rotinas diárias
Nesta estação, os alunos irão criar um diário de rotinas diárias com base em um modelo fornecido pelo professor. Os alunos devem preencher o diário com informações sobre suas próprias rotinas diárias ou sobre um personagem fictício de sua escolha. Dê exemplos práticos e oriente os alunos.
Estação 3 - Criando frases com present simple
Nesta estação, os alunos irão criar frases usando o presente simples para descrever rotinas diárias. Forneça exemplos para os alunos e orientação para a construção correta das frases. Os alunos podem usar livros, revistas ou sites para encontrar inspiração para as frases.
Etapa 4 - Fechamento
Reúna a turma para uma discussão sobre o que os alunos aprenderam na atividade. Os alunos devem compartilhar suas descobertas e experiências e revisar o vocabulário e as frases aprendidas na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade linguística dos alunos em utilização do presente simples.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever rotinas diárias.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar pessoas usando o verbo to be.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Proporcionar uma aula dinâmica, lúdica e interativa.
Critérios de avaliação
- Correção gramatical na utilização do presente simples.
- Uso apropriado do vocabulário pertinente ao tema.
- Originalidade e criatividade na criação de frases e diários de rotinas diárias.
- Participação ativa e produtividade nas atividades em grupo.
- Cooperação e respeito mútuo entre os alunos durante o trabalho em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o objetivo da aula e o vocabulário necessário para a atividade.
- Fornecer exemplos práticos e orientação para a construção correta das frases, diários de rotinas diárias e jogos.
- Orientar e supervisionar o trabalho em grupo dos alunos.
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
- Fazer a avaliação dos critérios estabelecidos para a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas atividades em grupo.
- Criar frases e diários de rotinas diárias com originalidade e criatividade.
- Utilizar o presente simples de forma correta.
- Usar o vocabulário apropriado aprendido na aula.
- Cooperar e respeitar os colegas durante o trabalho em grupo.