Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Simple Present é um tempo verbal muito utilizado no Inglês, pois se refere a ações que acontecem no presente ou a hábitos que se repetem constantemente.

É importante que os alunos compreendam sua aplicação e como utilizá-lo corretamente em frases afirmativas.

Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos terão a oportunidade de criar um fanzine para desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).


  1. Etapa 1 -

    Inicie a aula contextualizando o Simple Present, apresentando exemplos de frases afirmativas no tempo verbal. Utilize situações cotidianas para deixar o conteúdo mais próximo e relevante para os alunos.

  2. Etapa 2 -

    Divida a classe em grupos e distribua as tarefas para a criação do fanzine. Cada grupo deverá escolher um subtópico para desenvolver.

  3. Etapa 3 -

    Os alunos deverão planejar e escrever o conteúdo de sua seção, utilizando o Simple Present em frases afirmativas e pensando no contexto, público, finalidade, layout e suporte.

  4. Etapa 4 -

    Os grupos deverão criar o design e layout da sua seção no fanzine, utilizando recursos como lápis de cor, canetas, colagens, entre outros disponíveis.

  5. Etapa 5 -

    Os alunos deverão construir o fanzine utilizando papel A4 e dobrando-o em 8 partes. Cada grupo deverá inserir sua seção no local adequado.

  6. Etapa 6 -

    Os grupos deverão apresentar suas seções para a turma e explicar como utilizaram o Simple Present em frases afirmativas, conforme o tema escolhido.

  7. Etapa 7 -

    Encerre a aula com uma reflexão sobre o aprendizado, perguntando aos alunos sobre como a construção do fanzine os ajudou a compreender melhor o conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte)
  • Estimular a criatividade e autoria dos alunos na criação de um fanzine
  • Trabalhar o conteúdo do Simple Present em frases afirmativas de forma contextualizada
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação oral
  • Reforçar a importância de utilizar o tempo presente corretamente no Inglês

Critérios de avaliação

  • Uso correto do Simple Present em frases afirmativas
  • Adequação do conteúdo ao subtópico escolhido
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine
  • Participação e contribuição do grupo na construção do fanzine
  • Apresentação adequada da seção do fanzine

Ações do professor

  • Orientar os alunos na utilização do Simple Present em frases afirmativas
  • Auxiliar na organização dos grupos e distribuição das tarefas
  • Fornecer materiais e equipamentos necessários para a construção do fanzine
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do design e layout do fanzine
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do fanzine
  • Planejar e escrever o conteúdo da seção segundo o subtópico escolhido
  • Utilizar o Simple Present em frases afirmativas corretamente
  • Criar um design e layout adequado para a seção do fanzine
  • Apresentar a seção do fanzine de forma clara e objetiva para a turma