Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O Simple Present é um tempo verbal muito utilizado no Inglês, pois se refere a ações que acontecem no presente ou a hábitos que se repetem constantemente.
É importante que os alunos compreendam sua aplicação e como utilizá-lo corretamente em frases afirmativas.
Para tornar a atividade mais envolvente e didática, será aplicada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos terão a oportunidade de criar um fanzine para desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
Etapa 1 -
Inicie a aula contextualizando o Simple Present, apresentando exemplos de frases afirmativas no tempo verbal. Utilize situações cotidianas para deixar o conteúdo mais próximo e relevante para os alunos.Etapa 2 -
Divida a classe em grupos e distribua as tarefas para a criação do fanzine. Cada grupo deverá escolher um subtópico para desenvolver.Etapa 3 -
Os alunos deverão planejar e escrever o conteúdo de sua seção, utilizando o Simple Present em frases afirmativas e pensando no contexto, público, finalidade, layout e suporte.Etapa 4 -
Os grupos deverão criar o design e layout da sua seção no fanzine, utilizando recursos como lápis de cor, canetas, colagens, entre outros disponíveis.Etapa 5 -
Os alunos deverão construir o fanzine utilizando papel A4 e dobrando-o em 8 partes. Cada grupo deverá inserir sua seção no local adequado.Etapa 6 -
Os grupos deverão apresentar suas seções para a turma e explicar como utilizaram o Simple Present em frases afirmativas, conforme o tema escolhido.Etapa 7 -
Encerre a aula com uma reflexão sobre o aprendizado, perguntando aos alunos sobre como a construção do fanzine os ajudou a compreender melhor o conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte)
- Estimular a criatividade e autoria dos alunos na criação de um fanzine
- Trabalhar o conteúdo do Simple Present em frases afirmativas de forma contextualizada
- Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e comunicação oral
- Reforçar a importância de utilizar o tempo presente corretamente no Inglês
Critérios de avaliação
- Uso correto do Simple Present em frases afirmativas
- Adequação do conteúdo ao subtópico escolhido
- Criatividade e originalidade na criação do fanzine
- Participação e contribuição do grupo na construção do fanzine
- Apresentação adequada da seção do fanzine
Ações do professor
- Orientar os alunos na utilização do Simple Present em frases afirmativas
- Auxiliar na organização dos grupos e distribuição das tarefas
- Fornecer materiais e equipamentos necessários para a construção do fanzine
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do design e layout do fanzine
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos
Ações do aluno
- Participar ativamente da construção do fanzine
- Planejar e escrever o conteúdo da seção segundo o subtópico escolhido
- Utilizar o Simple Present em frases afirmativas corretamente
- Criar um design e layout adequado para a seção do fanzine
- Apresentar a seção do fanzine de forma clara e objetiva para a turma