Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos aprender sobre o Simple Present e seus usos e frases afirmativas.

O Simple Present é um tempo verbal muito importante em Inglês, pois ele é utilizado para falar sobre ações que acontecem no presente ou coisas que são verdadeiras, por norma.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos aplicar a metodologia ativa Design Sprint.


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema, falando sobre os usos e frases afirmativas do Simple Present.

    _Exemplo prático: Você acorda todos os dias, vai para a escola, estuda e volta para casa. Todas essas ações são verdadeiras, no presente._

    _Além disso, você também pode usar o Simple Present para falar sobre hábitos ou verdades universais, como "Os cachorros têm quatro patas."_

    Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula: os alunos vão trabalhar em equipe para criar um modelo com 5 etapas que vai ajudar a aprender e fixar melhor o conteúdo.

    Os alunos podem tirar dúvidas e fazer perguntas.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos vão se dividir em grupos e vão criar um modelo para o Design Sprint com as 5 etapas, descritas a seguir.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo vai apresentar seu modelo para a turma e juntos vão escolher qual será utilizado na atividade. Eles devem discutir os prós e contras de cada um e votar na melhor opção.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o modelo escolhido, os alunos vão preencher cada etapa com exemplos e informações sobre o Simple Present. Vão trabalhar em equipe e podem usar registros no quadro branco ou cartolinas para ajudar na organização das ideias.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo vai apresentar seu modelo preenchido para a turma. O professor vai revisar e corrigir possíveis erros e dar feedback para cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar a escrita de textos em função do contexto, público, finalidade, layout e suporte.
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos.
  • Reforçar o conhecimento sobre o Simple Present e seus usos e frases afirmativas.
  • Aplicar a metodologia Design Sprint para incentivar o pensamento criativo e a resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Clareza e organização do modelo criado pelos alunos.
  • Qualidade dos exemplos e informações sobre o Simple Present apresentados pelos alunos.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados alcançados pelos grupos na etapa de Testar.
  • Cooperação e trabalho em equipe dos alunos durante todo o processo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia Design Sprint.
  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos em todas as etapas.
  • Revisar e corrigir os modelos criados pelos alunos.
  • Dar feedback para cada grupo durante a apresentação dos resultados.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Colaborar com o grupo na criação do modelo e no preenchimento das informações.
  • Pesquisar e selecionar exemplos práticos para ilustrar os usos do Simple Present.
  • Apresentar com clareza e objetividade os resultados alcançados pelo grupo.
  • Respeitar os colegas e trabalhar em equipe durante todo o processo.