Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema desta atividade é Simple Present: usos e frases afirmativas.

Os alunos aprenderão a usar o tempo presente simples em suas conversas, apresentando-se, falando de suas rotinas diárias e explicando fatos cotidianos. Eles também aprenderão como criar frases afirmativas utilizando o Simple Present.

Como forma de trabalhar o assunto, será utilizada a metodologia Ensino Híbrido.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Para iniciar, os alunos devem realizar o check-in em seus modelos de registro de aprendizagem. Eles podem registrar o que já sabem sobre o Simple Present e como utilizam esse tempo verbal em suas conversas diárias.

  2. Etapa 2 - Atividade de compreensão oral

    Apresente um vídeo em Inglês sobre a rotina diária de uma pessoa e pedirá aos alunos que escutem e respondam algumas perguntas de compreensão oral.

  3. Etapa 3 - Atividade de compreensão escrita

    Em seguida, os alunos receberão um texto sobre as rotinas diárias de uma pessoa e terão que responder algumas perguntas em seus modelos de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Regras do Simple Present

    Explique as regras do Simple Present e apresente alguns exemplos para a classe.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Os alunos trabalharão em duplas para criar frases afirmativas utilizando o Simple Present. Eles devem registrar as frases em seus modelos de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Revisão em grupo

    Escolha algumas duplas para apresentarem suas frases ao grupo. A classe fará uma revisão coletiva para corrigir quaisquer erros.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Por fim, os alunos realizarão o check-out, registrando o que aprenderam nesta aula em seus modelos de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita em Inglês.
  • Aprender a utilizar o Simple Present em conversas cotidianas.
  • Desenvolver habilidades de escrita com a criação de frases afirmativas utilizando o Simple Present.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a aula.
  • Precisão na escrita de frases afirmativas utilizando o Simple Present.
  • Compreensão adequada das regras do Simple Present.
  • Habilidade de compreensão oral e escrita em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo e um texto para desenvolver habilidades de compreensão oral e escrita em Inglês.
  • Explicar as regras e apresentar exemplos práticos do Simple Present.
  • Propor atividades em dupla para estimular a criação de frases afirmativas em Inglês.

Ações do aluno

  • Realizar o check-in e check-out em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Trabalhar em duplas para criar frases afirmativas utilizando o Simple Present.