Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, vamos abordar o Simple Present, um dos tempos verbais mais utilizados no inglês.

Ele é usado para falar sobre ações e fatos que ocorrem no presente, como em diálogos, descrições de fatos e de rotinas. Por exemplo, você pode usar o Simple present para falar sobre seus _hobbies_, o que você come no café da manhã, onde você mora, entre outras coisas. A metodologia será a Gamificação, que é uma abordagem que utiliza elementos de jogos para tornar o processo de aprendizado mais divertido e motivador.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o Simple Present e sua utilização. Dê exemplos do cotidiano dos alunos para ilustrar a utilização do tempo verbal. Incentive os alunos a fazer anotações sobre o conteúdo.

  2. Etapa 2 - Gamificação - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá que criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de respostas afirmativas sobre temas diversos que envolvam o Simple Present.

    O jogo deve ser criado com base em um tema específico escolhido pelo grupo.


  3. Etapa 3 - Preparação das perguntas e respostas

    Após pensar na estrutura do jogo, os alunos devem preparar as perguntas e respostas que serão feitas durante o jogo.

    Professor, ajude os alunos com dúvidas, correção gramatical, entre outras necessidades.


  4. Etapa 4 - Jogando o jogo

    Os jogos serão trocados entre os grupos para o primeiro teste.

    Cada grupo deve jogar o jogo criado por outro grupo e responder às perguntas feitas.


  5. Etapa 5 - Reflexão sobre o conteúdo

    A turma deve se reunir e refletir sobre como foi o processo de criação do jogo e o que aprenderam sobre o Simple Present.

    Incentive a reflexão com perguntas como: _O que você achou desafiador na criação do jogo? O que você aprendeu durante o jogo? Como você pode aplicar o Simple present no seu dia a dia?_


  6. Etapa 6 - Tarefa de casa (opcional)

    O professor pode pedir que os alunos escrevam um pequeno texto utilizando o Simple Present para descrever sua rotina diária, a partir dos aprendizados do jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita em Inglês;
  • Trabalhar em grupo para criar e jogar um jogo;
  • Refletir sobre a aplicação do Simple Present no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva na criação e no jogo;
  • Qualidade das perguntas e respostas criadas;
  • Correção gramatical e ortográfica.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Orientar e ajudar os alunos na criação do jogo;
  • Observar e auxiliar os alunos durante a troca dos jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo;
  • Criar perguntas e afirmações com correção gramatical e ortográfica;
  • Jogar o jogo criado por outro grupo e responder às perguntas.