Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nessa atividade, os estudantes aprenderão como empregar o Simple Present para criar frases afirmativas e assim poderão compreender melhor as informações que recebem no dia-a-dia.
Etapa 1 - Apresentar o tema e sua relevância
Inicie a aula apresentando o tema do Simple Present e explicando sua importância para a compreensão de informações no dia-a-dia.Etapa 2 - Rotação por Estações
Explique que a metodologia ativa utilizada será a da Rotação por Estações, em que os alunos irão percorrer estações com diferentes atividades sobre o tema.Estação 1 - Jogo de associação
Nessa estação, os alunos irão trabalhar com um jogo de associação, relacionando verbos no infinitivo com seus respectivos verbos no Simple Present, a fim de consolidar o entendimento sobre a conjugação verbal no tempo presente.
Estação 2 - Preencher lacunas
Na segunda estação, os alunos irão completar lacunas em frases com verbos no Simple Present a partir de contextos diversos, para praticar a conjugação verbal de verbos com diferentes sujeitos e descobrir como o tempo é utilizado na prática.
Estação 3 - Produção de texto
Na terceira estação, os alunos irão produzir textos com frases no Simple Present, a fim de avaliar a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido sobre o tempo verbal.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após rodarem por todas as estações, os grupos devem discutir e comparar as produções de texto, a fim de debater a aplicação do Simple Present em diferentes contextos.Etapa 4 - Fechamento da aula
Finalize recapitulando os principais pontos abordados e enfatize a importância do Simple Present para a compreensão da comunicação escrita e oral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar o Simple Present em diferentes situações comunicativas.
- Desenvolver a habilidade de aplicar a conjugação verbal de verbos no Simple Present em diferentes contextos.
- Desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos no Simple Present.
Critérios de avaliação
- Identificar corretamente o Simple Present em diferentes contextos.
- Realizar a conjugação verbal de verbos no Simple Present de forma correta.
- Escrever frases no Simple Present com clareza e correção gramatical.
- Participar e contribuir nas discussões em grupo sobre as produções de texto.
- Demonstrar compreensão das diferentes atividades realizadas durante a aula.
Ações do professor
- Apresentar de forma clara e objetiva o tema do Simple Present.
- Organizar as estações de atividades e distribuir os alunos nos grupos.
- Explicar as atividades para os alunos antes do início de cada estação.
- Auxiliar os alunos na realização das atividades, fornecendo feedbacks e esclarecimentos.
- Realizar um fechamento da aula, com recapitulação dos pontos principais e esclarecimento de dúvidas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Cooperar com os demais membros do seu grupo nas atividades de produção de texto.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o Simple Present nas atividades.
- Fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre as atividades propostas.
- Contribuir nas discussões em grupo sobre as produções de texto.