Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Simple Present é um tempo verbal utilizado para descrever ações habituais ou verdades universais que ocorrem no presente. Ele é muito comum na comunicação e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em conversas informais, em textos jornalísticos, em peças publicitárias e em diversas outras formas de comunicação.

Nessa atividade, os estudantes aprenderão como empregar o Simple Present para criar frases afirmativas e assim poderão compreender melhor as informações que recebem no dia-a-dia.


  1. Etapa 1 - Apresentar o tema e sua relevância

    Inicie a aula apresentando o tema do Simple Present e explicando sua importância para a compreensão de informações no dia-a-dia.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Explique que a metodologia ativa utilizada será a da Rotação por Estações, em que os alunos irão percorrer estações com diferentes atividades sobre o tema.

    Estação 1 - Jogo de associação

    Nessa estação, os alunos irão trabalhar com um jogo de associação, relacionando verbos no infinitivo com seus respectivos verbos no Simple Present, a fim de consolidar o entendimento sobre a conjugação verbal no tempo presente.

    Estação 2 - Preencher lacunas

    Na segunda estação, os alunos irão completar lacunas em frases com verbos no Simple Present a partir de contextos diversos, para praticar a conjugação verbal de verbos com diferentes sujeitos e descobrir como o tempo é utilizado na prática.

    Estação 3 - Produção de texto

    Na terceira estação, os alunos irão produzir textos com frases no Simple Present, a fim de avaliar a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido sobre o tempo verbal.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após rodarem por todas as estações, os grupos devem discutir e comparar as produções de texto, a fim de debater a aplicação do Simple Present em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Fechamento da aula

    Finalize recapitulando os principais pontos abordados e enfatize a importância do Simple Present para a compreensão da comunicação escrita e oral.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar o Simple Present em diferentes situações comunicativas.
  • Desenvolver a habilidade de aplicar a conjugação verbal de verbos no Simple Present em diferentes contextos.
  • Desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos no Simple Present.

Critérios de avaliação

  • Identificar corretamente o Simple Present em diferentes contextos.
  • Realizar a conjugação verbal de verbos no Simple Present de forma correta.
  • Escrever frases no Simple Present com clareza e correção gramatical.
  • Participar e contribuir nas discussões em grupo sobre as produções de texto.
  • Demonstrar compreensão das diferentes atividades realizadas durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema do Simple Present.
  • Organizar as estações de atividades e distribuir os alunos nos grupos.
  • Explicar as atividades para os alunos antes do início de cada estação.
  • Auxiliar os alunos na realização das atividades, fornecendo feedbacks e esclarecimentos.
  • Realizar um fechamento da aula, com recapitulação dos pontos principais e esclarecimento de dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os demais membros do seu grupo nas atividades de produção de texto.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o Simple Present nas atividades.
  • Fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre as atividades propostas.
  • Contribuir nas discussões em grupo sobre as produções de texto.