Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Simple Present é um dos tempos verbais mais importantes da língua inglesa, pois é utilizado para expressar hábitos, rotinas e verdades universais. É essencial que os alunos se familiarizem com essa estrutura, pois ela é muito presente em conversas e textos em Inglês.

Nessa atividade, os alunos irão aprender a usar o Simple Present em frases afirmativas, ao mesmo tempo em que desenvolvem a habilidade de planejar a escrita e de avaliar a própria produção.


  1. Etapa 1 - (antes do dia da atividade)

    Ofereça um vídeo e/ou texto em Inglês que contenha exemplos práticos do Simple Present.

    Peça que os estudantes pesquise em casa dois exemplos de frases afirmativas no Simple Present em Inglês.


  2. Etapa 2 - (no dia da atividade)

    Apresente o tema da aula e explique quais são os usos do Simple Present para expressar hábitos, rotinas e verdades universais.

    Dê exemplos práticos, como "I wake up at 6am every day", e relembre exemplos presentes no vídeo e/ou texto fornecido previamente.


  3. Etapa 3 -

    Em sala de aula, com os exemplos debatidos em sala e com os exemplos pesquisados em casa, os alunos devem preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", para avaliar sua própria produção.

    Professor, oriente os estudantes sobre como preencher o modelo corretamente.


  4. Etapa 4 -

    Com apoio do modelo preenchido, os alunos devem produzir frases afirmativas no Simple Present, em Inglês, utilizando informações sobre seus próprios hábitos e rotinas.

    A partir dessas frases, incentive os estudantes a organizarem essas informações em um texto.


  5. Etapa 5 -

    Auxilie os alunos na revisão de seus textos, orientando-os sobre como melhorar a gramática e a clareza dos textos.

  6. Etapa 6 -

    Oriente os alunos a utilizarem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria produção, refletindo sobre o que ficou bom, o que poderia ter sido melhor e o que poderia ser feito de maneira diferente na próxima vez.

  7. Etapa 7 -

    Apresente exemplos de produção bem-sucedidos dos alunos para a turma e elogie os estudantes pelo bom trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Simple Present em frases afirmativas.
  • Desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
  • Desenvolver a habilidade de avaliar a própria produção, refletindo sobre o que pode ser melhorado e como.

Critérios de avaliação

  • Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a própria produção.
  • Os alunos deverão produzir um texto contendo pelo menos duas frases afirmativas no Simple Present.
  • Os alunos deverão se esforçar para aplicar as correções orientadas pelo professor e melhorar sua produção.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o tema da aula e os usos do Simple Present.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos na produção de frases afirmativas no Simple Present em inglês.
  • Auxiliar os alunos na revisão de seus textos.
  • Avaliar as produções dos alunos, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para orientá-los sobre o que pode ser melhorado e como.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de frases afirmativas no Simple Present em inglês em casa.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Produzir frases afirmativas no Simple Present em inglês e incluí-las em um texto escrito.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria produção e refletir sobre o que pode ser melhorado.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.