Aula sobre Simple Present Usos E Frases Afirmativas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nessa atividade, os alunos irão aprender a usar o Simple Present em frases afirmativas, ao mesmo tempo em que desenvolvem a habilidade de planejar a escrita e de avaliar a própria produção.
Etapa 1 - (antes do dia da atividade)
Ofereça um vídeo e/ou texto em Inglês que contenha exemplos práticos do Simple Present.Peça que os estudantes pesquise em casa dois exemplos de frases afirmativas no Simple Present em Inglês.
Etapa 2 - (no dia da atividade)
Apresente o tema da aula e explique quais são os usos do Simple Present para expressar hábitos, rotinas e verdades universais.Dê exemplos práticos, como "I wake up at 6am every day", e relembre exemplos presentes no vídeo e/ou texto fornecido previamente.
Etapa 3 -
Em sala de aula, com os exemplos debatidos em sala e com os exemplos pesquisados em casa, os alunos devem preencher um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal", para avaliar sua própria produção.Professor, oriente os estudantes sobre como preencher o modelo corretamente.
Etapa 4 -
Com apoio do modelo preenchido, os alunos devem produzir frases afirmativas no Simple Present, em Inglês, utilizando informações sobre seus próprios hábitos e rotinas.A partir dessas frases, incentive os estudantes a organizarem essas informações em um texto.
Etapa 5 -
Auxilie os alunos na revisão de seus textos, orientando-os sobre como melhorar a gramática e a clareza dos textos.Etapa 6 -
Oriente os alunos a utilizarem o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar sua própria produção, refletindo sobre o que ficou bom, o que poderia ter sido melhor e o que poderia ser feito de maneira diferente na próxima vez.Etapa 7 -
Apresente exemplos de produção bem-sucedidos dos alunos para a turma e elogie os estudantes pelo bom trabalho.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Simple Present em frases afirmativas.
- Desenvolver a habilidade de planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).
- Desenvolver a habilidade de avaliar a própria produção, refletindo sobre o que pode ser melhorado e como.
Critérios de avaliação
- Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs e utilizá-lo para avaliar a própria produção.
- Os alunos deverão produzir um texto contendo pelo menos duas frases afirmativas no Simple Present.
- Os alunos deverão se esforçar para aplicar as correções orientadas pelo professor e melhorar sua produção.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema da aula e os usos do Simple Present.
- Auxiliar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar os alunos na produção de frases afirmativas no Simple Present em inglês.
- Auxiliar os alunos na revisão de seus textos.
- Avaliar as produções dos alunos, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para orientá-los sobre o que pode ser melhorado e como.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de frases afirmativas no Simple Present em inglês em casa.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Produzir frases afirmativas no Simple Present em inglês e incluí-las em um texto escrito.
- Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a própria produção e refletir sobre o que pode ser melhorado.
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.