Aula sobre Sinais De Pontuacao Em Ingles
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Introduza o tema destacando que os sinais de pontuação são elementos muito importantes na escrita em Inglês, pois ajudam a organizar o texto e a dar sentido às ideias apresentadas.
Etapa 1 - – Apresentação do tema e dos objetivos
Professor(a), apresente aos estudantes o objetivo, que é desenvolver habilidades para reconhecer e utilizar corretamente os sinais de pontuação mais comuns em Inglês, além de criar um modelo de avaliação por pares.Etapa 2 - – Apresentação dos sinais de pontuação em Inglês
Apresente os sinais de pontuação mais comuns na língua inglesa, explicando sua função e como eles são utilizados em diferentes tipos de textos. Traga exemplos práticos para facilitar o entendimento dos alunos.Etapa 3 - – Leitura do texto
Os alunos serão divididos em grupos de 4. Cada grupo receberá um texto em Inglês para ser lido e discutido, a fim de identificar a necessidade de inclusão de sinais de pontuação que tornem o texto mais compreensível.Etapa 4 - – Criação do modelo de avaliação por pares
Cada grupo deverá criar o seu modelo de avaliação por pares e apresentar o modelo para a classe antes da avaliação do texto. Esse modelo será usado para avaliar a correção no uso de sinais de pontuação no texto que foi fornecido pelo professor. Exemplos de critérios são: número de sinais de pontuação usados, variedade de sinais de pontuação utilizados, etcEtapa 5 - – Avaliação do texto
Os grupos devem trocar entre si os modelos de avaliação por pares. Cada grupo vai avaliar o texto recebido utilizando este modelo criado por outro grupo, preenchendo os critérios definidos e dando uma nota de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). A nota final será a soma destas pontuações parciais.Etapa 6 - – Discussão dos resultados
Os grupos apresentam os resultados das avaliações do texto. Auxilie na discussão e destaque os pontos mais importantes.Etapa 7 - – Conclusão da aula
Professor(a), conclua a aula destacando os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem desenvolvendo suas habilidades em Inglês, principalmente em relação aos sinais de pontuação.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer a importância dos sinais de pontuação na escrita em Inglês
- Criar um modelo de avaliação por pares utilizando critérios específicos
- Trabalhar em grupo para desenvolver habilidades de comunicação e colaboração
- Desenvolver habilidades de análise e crítica
- Fomentar o diálogo e a interação entre os alunos
Critérios de avaliação
- Construção do modelo de avaliação por pares
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o tema dos sinais de pontuação e seus objetivos.
- Explicar os sinais de pontuação mais comuns em Inglês, sua função e uso adequado.
- Facilitar a leitura e discussão do texto pelos grupos, fornecendo orientações quando necessário.
- Orientar os grupos na criação do modelo de avaliação por pares, oferecendo suporte e feedback.
- Promover a discussão dos resultados das avaliações e destacar os pontos importantes abordados durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da apresentação do tema e dos objetivos da aula.
- Ler e discutir o texto em grupo, identificando a necessidade de inclusão de sinais de pontuação adequados.
- Criar o modelo de avaliação por pares, considerando critérios relevantes para avaliar o uso correto e eficaz dos sinais de pontuação.
- Avaliar o texto recebido utilizando o modelo de avaliação por pares de outro grupo, preenchendo os critérios estabelecidos.
- Participar da discussão dos resultados das avaliações, compartilhando pontos de vista e contribuindo para a compreensão coletiva sobre o uso dos sinais de pontuação em Inglês.