Aula sobre Sinais De Pontuacao Em Ingles
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Esta aula tem como objetivo explorar os sinais de pontuação em inglês de forma envolvente e didática, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, apresente o objetivo da aula e faça algumas perguntas para ativar o conhecimento prévio de seus alunos sobre os sinais de pontuação em Inglês.Use exemplos concretos de escrita em língua inglesa, tais como trechos de textos, propagandas, para exemplificar o uso dos sinais de pontuação.
Etapa 2 - Formação das Duplas (5 minutos)
\- O professor orienta os alunos a formarem duplas.\- Cada dupla irá escolher um sinal de pontuação.
Etapa 3 - Criação do Mapa Conceitual (30 minutos)
\- Cada dupla irá criar um mapa conceitual, em que a ideia central deve ser o sinal de pontuação escolhido. As sub-ideias devem estar relacionadas a exemplos práticos para exemplificar o uso desse sinal de pontuação escolhido.Etapa 4 - Discussão em Grupo (10 minutos)
Cada dupla irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma.Professor, incentive a troca de ideias e informações entre os alunos.
Etapa 5 - Refinamento do Mapa Conceitual (10 minutos)
Cada dupla irá receber o feedback dos colegas e do professor sobre o seu mapa conceitual e deverá refinar e aperfeiçoar o seu trabalho.Etapa 6 - Apresentação Final (15 minutos)
\- Cada dupla apresentar o seu mapa conceitual final para a turma e o explica de forma clara e objetiva. Avalie a qualidade do trabalho e dê um feedback para cada dupla.Etapa 7 - Conclusão (5 minutos)
Faça uma reflexão final sobre a importância dos sinais de pontuação em Inglês e de sua aplicação na escrita em língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a aprendizagem ativa e colaborativa;
- Desenvolver a habilidade de reconhecer os diferentes sinais de pontuação em inglês e sua aplicação na escrita em língua inglesa;
- Estimular a criatividade e a expressão escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Cooperação entre os membros da dupla;
- Habilidade em identificar e aplicar os diferentes sinais de pontuação em inglês;
- Qualidade do mapa conceitual apresentado;
- Clareza e objetividade na apresentação oral;
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo;
- Dar feedback aos alunos sobre o seu trabalho;
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
- Fornecer exemplos concretos de sinais de pontuação em inglês;
- Promover a reflexão final sobre a aula.
Ações do aluno
- Formar as duplas;
- Escolher o tema relacionado a sinais de pontuação;
- Criar o mapa conceitual;
- Apresentar o mapa conceitual para a turma;
- Participar da discussão em grupo;