Aula sobre Sinais De Pontuacao Em Ingles

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A escrita em inglês é repleta de sinais de pontuação que podem mudar completamente o sentido de uma frase. O uso adequado dos sinais de pontuação é uma ferramenta essencial para a comunicação efetiva.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Oriente os alunos a registrarem em seus modelos de aprendizagem o que já sabem sobre a utilização dos sinais de pontuação na escrita em inglês. Eles podem discutir em pares ou em grupo e anotar suas ideias.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos Sinais de Pontuação em Inglês

    Professor(a), apresente cartazes com cada sinal de pontuação (ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, aspas) e explique sua função e seu uso adequado em frases em Inglês.

  3. Etapa 3 - Aprofundamento do Conteúdo

    O professor separa a turma em grupos e distribui jornais ou revistas em inglês para cada grupo. Eles deverão pesquisar e selecionar cinco frases, marcando os sinais de pontuação e explicando a função de cada um. Em seguida, deverão apresentar suas análises para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação de frases

    Distribua folhas de papel sulfite para que os alunos escrevam frases em Inglês utilizando os sinais de pontuação apresentados anteriormente. Depois, eles devem compartilhar suas frases com o grupo e o professor pode corrigi-las e discutir os erros observados.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem registrarem em seus modelos de aprendizagem o que aprenderam sobre os sinais de pontuação em Inglês e pontuar os desafios e pontos positivos da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Aprimorar a compreensão de textos em inglês;
  • Identificar e aplicar de forma adequada os sinais de pontuação na escrita do idioma.
  • Estimular a pesquisa, análise e apresentação de exemplos práticos para a compreensão dos sinais de pontuação.
  • Promover a escrita criativa dos alunos, incentivando o uso adequado dos sinais de pontuação.
  • Fomentar a reflexão sobre o processo de aprendizagem, permitindo que os alunos registrem suas percepções e avaliem seu progresso.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos sinais de pontuação;
  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Clareza e coerência na escrita em inglês.

Ações do professor

  • Explicar claramente a função e uso adequado de cada sinal de pontuação;
  • Corrigir erros observados na escrita dos alunos;
  • Incentivar a participação dos alunos na atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Registrar no modelo de aprendizagem o que já sabia sobre o uso de sinais de pontuação em Inglês (início da atividade).
  • Pesquisar e analisar frases em jornais e revistas em inglês.
  • Escrever frases utilizando os sinais de pontuação.
  • Registrar no modelo de aprendizagem o que aprendeu sobre o uso de sinais de pontuação em Inglês (fim da atividade).