Aula sobre Sinais De Pontuacao Em Ingles

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique a importância dos sinais de pontuação na língua inglesa e como eles dão sentido e fluidez à escrita. Você pode trazer exemplos de textos em Inglês que não possuem pontuação ou possuem pontuação incorreta, para mostrar como isso dificulta a leitura e a compreensão do texto.

  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 alunos e distribua um texto em Inglês, sem pontuação.

  2. Etapa 2 - Leitura e análise do texto

    Cada grupo deve analisar o texto e identificar quais os sinais de pontuação adequados.

  3. Etapa 3 - Inserção dos sinais de pontuação

    Os alunos devem inserir as pontuações corretas no texto original.

  4. Etapa 4 - Troca entre os grupos

    Os grupos devem trocar entre si os textos com a pontuação já inserida. Cada grupo deve verificar se as pontuações estão corretas e/ou propor ajustes, e deve devolver o texto corrigido ao grupo que o criou.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o texto corrigido para a turma e justificar as escolhas de pontuação feitas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de leitura em Inglês.
  • Reconhecimento da importância dos sinais de pontuação na língua inglesa.
  • Trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos sinais de pontuação no texto.
  • Participação ativa na discussão em grupo, apresentando argumentos consistentes para justificar as escolhas de pontuação feitas.
  • Avaliação precisa das pontuações inseridas pelos outros grupos, identificando erros ou propondo ajustes pertinentes.
  • Qualidade da apresentação do texto corrigido, com clareza na exposição das justificativas de pontuação.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e explicar a importância dos sinais de pontuação.
  • Distribuir os textos e acompanhar o trabalho dos grupos.
  • Orientar os alunos no preenchimento dos sinais de pontuação.

Ações do aluno

  • Ler atentamente o texto sem pontuação e identificar os sinais de pontuação ausentes ou incorretos.
  • Colaborar com os membros do grupo na análise e discussão das escolhas de pontuação.
  • Inserir os sinais de pontuação adequados no texto original, seguindo as regras e convenções da língua inglesa.
  • Avaliar os textos corrigidos pelos outros grupos, verificando a correção das pontuações e propondo ajustes, se necessário.
  • Preparar a apresentação do texto corrigido, justificando as escolhas de pontuação feitas e respondendo às perguntas da turma.