Aula sobre Sinais De Pontuacao Em Ingles
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Explique a importância dos sinais de pontuação na língua inglesa e como eles dão sentido e fluidez à escrita. Você pode trazer exemplos de textos em Inglês que não possuem pontuação ou possuem pontuação incorreta, para mostrar como isso dificulta a leitura e a compreensão do texto.
Etapa 1 - Divisão dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 alunos e distribua um texto em Inglês, sem pontuação.Etapa 2 - Leitura e análise do texto
Cada grupo deve analisar o texto e identificar quais os sinais de pontuação adequados.Etapa 3 - Inserção dos sinais de pontuação
Os alunos devem inserir as pontuações corretas no texto original.Etapa 4 - Troca entre os grupos
Os grupos devem trocar entre si os textos com a pontuação já inserida. Cada grupo deve verificar se as pontuações estão corretas e/ou propor ajustes, e deve devolver o texto corrigido ao grupo que o criou.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o texto corrigido para a turma e justificar as escolhas de pontuação feitas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de leitura em Inglês.
- Reconhecimento da importância dos sinais de pontuação na língua inglesa.
- Trabalho em grupo e colaboração.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos sinais de pontuação no texto.
- Participação ativa na discussão em grupo, apresentando argumentos consistentes para justificar as escolhas de pontuação feitas.
- Avaliação precisa das pontuações inseridas pelos outros grupos, identificando erros ou propondo ajustes pertinentes.
- Qualidade da apresentação do texto corrigido, com clareza na exposição das justificativas de pontuação.
Ações do professor
- Contextualizar o assunto e explicar a importância dos sinais de pontuação.
- Distribuir os textos e acompanhar o trabalho dos grupos.
- Orientar os alunos no preenchimento dos sinais de pontuação.
Ações do aluno
- Ler atentamente o texto sem pontuação e identificar os sinais de pontuação ausentes ou incorretos.
- Colaborar com os membros do grupo na análise e discussão das escolhas de pontuação.
- Inserir os sinais de pontuação adequados no texto original, seguindo as regras e convenções da língua inglesa.
- Avaliar os textos corrigidos pelos outros grupos, verificando a correção das pontuações e propondo ajustes, se necessário.
- Preparar a apresentação do texto corrigido, justificando as escolhas de pontuação feitas e respondendo às perguntas da turma.