Aula sobre Sinonimos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade, os alunos serão envolvidos em uma exploração dinâmica e colaborativa sobre o tema dos sinônimos. Através da metodologia aprendizagem entre pares, eles terão a oportunidade de investigar e discutir sinônimos em duplas, compartilhando conhecimentos e aprofundando sua compreensão sobre o assunto. A atividade busca não apenas ampliar o vocabulário dos alunos, mas também desenvolver habilidades de pesquisa, reflexão crítica e colaboração. Ao trabalharem em conjunto, os alunos são incentivados a encontrar sinônimos adequados, aplicá-los em diferentes contextos e refletir sobre sua importância na comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de sinônimos e sua importância na comunicação. Organize os alunos em duplas e entregue uma lista de palavras a eles.

  2. Etapa 2 - Exploração em duplas

    As duplas terão um tempo determinado para pesquisar, discutir e encontrar sinônimos para cada palavra da lista. Eles devem anotar os sinônimos encontrados em seus papéis.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento e discussão

    As duplas se juntam a outra dupla para compartilhar e discutir os sinônimos encontrados. Cada dupla apresenta suas descobertas e explica a escolha dos sinônimos. As duplas podem fazer perguntas umas às outras para esclarecer e aprofundar o entendimento.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Proponha uma atividade prática, como a criação de frases utilizando sinônimos ou um jogo de associação de palavras sinônimas. As duplas trabalharão juntas para realizar a atividade proposta.

  5. Etapa 5 - Reflexão e feedback

    As duplas têm um momento para refletir sobre a atividade e compartilhar suas percepções sobre a importância dos sinônimos na comunicação. Facilite uma discussão em grupo, incentivando a troca de ideias e a reflexão sobre o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão dos sinônimos e sua aplicação na comunicação;
  • Estimular a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos sinônimos na expressão verbal e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão dos sinônimos em duplas;
  • Habilidade de encontrar sinônimos adequados para as palavras propostas;
  • Cooperação e colaboração entre as duplas durante a atividade prática;
  • Reflexão crítica sobre a importância dos sinônimos na comunicação.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de sinônimos e sua relevância;
  • Fornecer listas de palavras relacionadas ao tema sinônimos;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e discussão dos sinônimos em duplas;
  • Facilitar a atividade prática proposta;
  • Estimular a reflexão e o compartilhamento de percepções sobre os sinônimos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir sinônimos em duplas;
  • Encontrar sinônimos adequados para as palavras propostas;
  • Compartilhar descobertas e explicar a escolha dos sinônimos;
  • Participar ativamente da atividade prática proposta;
  • Refletir sobre a importância dos sinônimos na comunicação e compartilhar percepções.