Aula sobre Sinonimos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A atividade sobre sinônimos busca a ampliação do vocabulário e a compreensão das diferenças de sentido entre palavras que possuem significados parecidos. É fundamental que os estudantes saibam utilizar diferentes palavras para expressar uma mesma ideia, deixando a comunicação mais clara e rica. Durante a atividade, será utilizada a metodologia design sprint para explorar os conceitos envolvidos no tema e desenvolver a habilidade de analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.
Etapa 1 - Entender
Inicie a atividade explicando o conceito de sinônimos, utilizando exemplos práticos e didáticos. Os alunos devem compreender que sinônimos são palavras que possuem significados parecidos, mas não são iguais.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos são divididos em grupos e recebem um template de design sprint com as seguintes etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deve discutir sobre um subtema relacionado a sinônimos, como, por exemplo, sinônimos de palavras relacionadas a sentimentos (alegria, felicidade, contentamento), e apresentar um esboço da ideia principal.Etapa 3 - Decidir
Os grupos apresentam suas ideias para a turma e juntos decidem qual será o subtema abordado em profundidade.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve criar uma lista de sinônimos para as palavras selecionadas e apresentar para a turma.Etapa 5 - Testar
Os grupos fazem um jogo de palavras-cruzadas com as palavras sinônimas selecionadas e distribuem para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de listas de sinônimos;
- Promover a cooperação entre os alunos na realização da atividade em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
- Qualidade das listas de sinônimos criadas pelos grupos;
- Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Explicar o conceito de sinônimos de forma clara e didática;
- Facilitar as discussões em grupo e ajudar os alunos a elaborar suas ideias;
- Avaliar e dar feedback sobre a qualidade das listas de sinônimos criadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar listas de sinônimos criativas e originais;
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.