Aula sobre Sinonimos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, utilizando a metodologia ativa estudo de caso, os alunos serão envolvidos em uma experiência de análise e reflexão sobre o tema dos sinônimos. A atividade busca proporcionar um ambiente de aprendizagem significativa, onde os alunos terão a oportunidade de explorar casos reais que envolvem a escolha de sinônimos adequados. Através do estudo de situações concretas, eles serão desafiados a identificar as palavras-chave e analisar as possíveis opções de sinônimos, promovendo a ampliação de seu vocabulário e o aprimoramento de suas habilidades linguísticas. Além disso, a atividade estimula a colaboração entre os alunos, a discussão em grupo e a justificativa de suas escolhas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o conceito de sinônimos, destacando sua importância na comunicação. Apresente aos alunos textos com problemas de repetição de palavras.

  2. Etapa 2 - Análise dos textos

    Os alunos receberão os texto e serão divididos em pequenos grupos. Cada grupo lerá atentamente o texto e discutirá as palavras-chave que podem ter sinônimos adequados. Eles anotarão as possíveis opções de sinônimos para cada palavra-chave.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos se reúnem em uma roda para compartilhar suas análises e discutir as escolhas de sinônimos. Facilite a discussão, incentivando a participação de todos os grupos. Serão levantadas questões sobre as nuances de significado e a escolha apropriada de sinônimos em cada caso.

  4. Etapa 4 - Apresentação e justificativa

    Cada grupo apresenta sua análise e justifica as escolhas de sinônimos feitas. O restante da turma tem a oportunidade de fazer perguntas e contribuir com insights adicionais.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos refletirão sobre as discussões realizadas e escreverão um breve texto sobre a importância da escolha adequada de sinônimos na comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de casos reais relacionados ao tema sinônimos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da escolha adequada de sinônimos na comunicação;
  • Promover a colaboração entre os alunos e a troca de conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na análise e discussão dos casos;
  • Identificação correta de sinônimos relevantes nos casos propostos;
  • Justificativa adequada para as escolhas de sinônimos;
  • Reflexão escrita coerente sobre a importância dos sinônimos na comunicação.

Ações do professor

  • Introduzir o conceito de sinônimos e destacar sua relevância;
  • Apresentar casos reais que envolvam a escolha de sinônimos;
  • Dividir os alunos em grupos e fornecer recursos para análise;
  • Facilitar a discussão em grupo, promovendo a participação ativa e o debate de ideias;
  • Orientar os alunos na justificativa das escolhas de sinônimos;

Ações do aluno

  • Analisar atentamente os casos reais fornecidos;
  • Discutir e identificar palavras-chave que possam ter sinônimos adequados;
  • Anotar as possíveis opções de sinônimos para cada palavra-chave;
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando análises e contribuindo com insights;
  • Apresentar a análise realizada e justificar as escolhas de sinônimos feitas;