Aula sobre Sinonimos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Introduza o tema dos sinônimos e apresente alguns exemplos para a turma. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de três e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - IdentificaçãoDistribua cartões ou fichas com palavras-chave. Os alunos devem ler cada palavra e escrever um sinônimo para ela em um papel. Encoraje-os a utilizar recursos como dicionários ou aplicativos de sinônimos, se necessário.
Estação 2 - Exemplos
Nessa estação, forneça aos alunos frases simples com palavras destacadas. Eles devem substituir as palavras destacadas por sinônimos adequados, escrevendo as novas frases em seus cadernos. Estimule a criatividade e a variedade de sinônimos utilizados.
Estação 3 \- Aplicação
Nessa estação, apresente aos alunos pequenos textos ou trechos de texto que contenham palavras repetidas. Eles devem identificar as palavras repetidas e substituí-las por sinônimos apropriados, reescrevendo os trechos com as alterações.
Etapa 3 - Socialização das atividades
Cada grupo irá compartilhar com a turma as atividades desenvolvidas em sua estação, apresentando os resultados obtidos e refletindo sobre a importância do uso de sinônimos no vocabulário.Etapa 4 - Reflexão sobre o tema
Conduza uma reflexão sobre o tema, questionando os alunos sobre as descobertas feitas e as dificuldades encontradas. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e utilizar sinônimos;
- Ampliar o vocabulário dos alunos;
- Estimular a criatividade na seleção de palavras sinônimas;
- Promover a reflexão sobre a importância dos sinônimos na comunicação.
Critérios de avaliação
- Precisão na identificação de sinônimos;
- Variedade e adequação dos sinônimos utilizados nas frases;
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Clareza e organização na apresentação final.
Ações do professor
- Preparar e organizar as estações de atividades;
- Fornecer instruções claras sobre as tarefas em cada estação;
- Orientar e auxiliar os alunos durante a atividade;
- Facilitar a discussão em grupo, estimulando a participação e a troca de ideias;
- Oferecer feedback e direcionamento aos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das diferentes estações, realizando as tarefas propostas;
- Identificar sinônimos adequados para as palavras-chave fornecidas;
- Escrever frases utilizando os sinônimos de forma apropriada;
- Trocar ideias e discutir em grupo sobre os sinônimos encontrados;
- Apresentar exemplos de sinônimos e compartilhar reflexões sobre o tema.