Aula sobre Sintaxe

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A sintaxe é uma parte importante da gramática que estuda a estrutura das frases e das orações. É essencial para a compreensão e produção de textos, pois permite que o aluno organize suas ideias de forma mais clara e coesa. Além disso, entender a sintaxe também ajuda a identificar as funções das palavras em uma frase. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, incentivando a colaboração e a participação ativa. Para isso, os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade proposta.

  1. Etapa 1 - Conhecimentos prévios

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre sintaxe. Em seguida, fará uma revisão sobre as partes da oração (sujeito, verbo, objeto direto e indireto, complemento nominal e adjunto adverbial) e sobre o que cada uma delas representa na estrutura da frase.

  2. Etapa 2 - Identificando orações

    Divida a turma em grupos e distribua um texto para cada grupo. Cada grupo deverá identificar as partes da oração presentes no texto e analisar como elas contribuem para a construção do sentido do texto. Em seguida, cada grupo apresentará suas análises para a turma.

  3. Etapa 3 - Revisão

    Faça uma revisão sobre o uso dos advérbios e locuções adverbiais na sintaxe, mostrando exemplos e explicando como eles podem ampliar o sentido do verbo.

  4. Etapa 4 - Identificando advérbios e locuções adverbiais

    Distribua uma atividade para a turma, na qual os alunos deverão identificar os advérbios e locuções adverbiais presentes em um texto e explicar como eles ampliam o sentido do verbo.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua análise da atividade usando o template criado na etapa 5, compartilhando suas ideias e opiniões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um fechamento da atividade, reforçando os principais conceitos abordados e incentivando os alunos a continuar explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a colaboração e a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo;
  • Estimular a análise crítica e a reflexão sobre a construção do sentido dos textos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos advérbios e locuções adverbiais presentes no texto;
  • Explicação clara e coesa sobre como os advérbios e locuções adverbiais ampliam o sentido do verbo;
  • Participação ativa e colaborativa durante a atividade em grupo.

Ações do professor

  • Iniciar a aula com uma revisão sobre as partes da oração;
  • Distribuir textos para análise em grupo;
  • Distribuir a atividade sobre advérbios e locuções adverbiais;
  • Estimular a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Fazer um fechamento da aula reforçando os principais conceitos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades em grupo;
  • Identificar corretamente os advérbios e locuções adverbiais presentes no texto;
  • Explicar de forma clara e coesa como os advérbios e locuções adverbiais ampliam o sentido do verbo;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e utilizar como uma ferramenta de avaliação da atividade;
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema durante a apresentação em grupo.